Resumo

Título do Artigo

E-Learning Estratégico: Impulsionando a Competitividade Empresarial no Século XXI
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Palavras Chave

Estratégia
e-Learning
competitividade empresarial

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - HELLENKARLA RODRIGUES FLORENCIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal
2 - ANA MAYRA GONÇALVES LOSARDO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
3 - Afrânio Galdino de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Reumo

O e-Learning é um método de aprendizagem a distância que utiliza tecnologias digitais como computadores, dispositivos móveis e softwares educacionais para formar e treinar pessoas, alinhando o desenvolvimento de competências aos objetivos estratégicos da organização.
Considerando que em um cenário de competitividade globalizada e mudanças aceleradas, a busca pela utilização plena do conhecimento se torna imprescindível, busca-se compreender como o e-Learning tem sido utilizado pela gestão estratégica para impulsionar a competitividade empresarial, mediante a realização de uma revisão sistemática da literatura.
Segundo Giannakos, Mikalef e Pappas (2021), uma das principais razões para a sua implementação é o fato do e-Learning ser uma comodidade organizacional que fornece soluções, conhecimento e informações, ao combinar as estratégias de desenvolvimento do corpo operacional com as mais recentes tecnologias; uma vez que sua metodologia de treinamento assume um formato just-in-time, na qual o usuário pode aprender um conteúdo quando quiser, sem depender da disponibilidade de um professor (Ganesham e Vethirajan, 2022). De modo que, a questão não é “se” as empresas vão utilizá-lo, mas quando.
A partir do momento que a empresa percebe que a sua sobrevivência está na capacidade de aprender, de investir no seu capital humano, coletar inteligência, transformá-la em conhecimento e criar rotinas de aprendizagem que desenvolvam competências exclusivas, a probabilidade de a organização obter competitividade aumenta. Esse novo comportamento faz com que a cultura da aprendizagem seja fomentada e cria uma capacidade de resposta que antecipa as mudanças e alinha a aprendizagem a um cenário propício de inovação (Sitinjak, Ngatno e Listyorini, 2023).
Por fim, é identificado que o modo como a gestão estratégica pode se utilizar do e-Learning para impulsionar a competitividade empresarial é composto por três fatores, a saber: a) gestão do conhecimento; b) orientação para o aprendizado; e c) Modelo Baseado em Recursos. Quando as organizações entendem a ferramenta do e-Learning como recurso, elas à podem desenvolver de acordo com os objetivos estratégicos da organização e criar capacidades difíceis de imitar que elevam o nível de serviço e proporciona retornos acima da média.
GIANNAKOS,M.; MIKALEF,P.; PAPPAS,I. Systematic Literature Review of e-Learning Capabilities to Enhance Organizational Learning. Information Systems Frontiers, [s. l.], v. 24, p. 619–635, 2022. GANESHAN,M. K.; VETHIRAJAN,C. The Impact of E-Learning Technology for Future Generation in Educational Sector.Asian Journal of Electrical Sciences, [s. l.], v. 11, 2022. SITINJAK, M.; NGATNO, N.; LISTYORINI, S. Learning Orientation as Fundamental Platform to Achieve Competitive Advantage: An Integrative Review and Framework. Journal of economics, finance and management studies, [s. l.], v. 06, 2023.