Resumo

Título do Artigo

QUAL VINHO VOCÊ APRECIA? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O COMPORTAMENTO DE CONSUMO E DECISÃO DE VINHO
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Palavras Chave

Comportamento do Consumidor
Decisão
Vinho

Área

Marketing

Tema

Cultura e Consumo

Autores

Nome
1 - Julia Tontini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
2 - Eliete dos Reis Lehnhart
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração
3 - Vanessa Piovesan Rossato
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Ciências Sociais Aplicadas
4 - Anelia Franceli Steinbrenner
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFarroupilha) - Santa Rosa/RS
5 - Lidiane Zambenedetti
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFarroupilha) - Santa Rosa

Reumo

O consumo de vinho é associado a conceitos como degustação, celebração, cultura e prestígio. A evolução desse hábito é moldada por tendências contemporâneas e pela experiência de consumo, o que torna a decisão de compra complexa. Ao coletar informações sobre a tomada de decisão dos consumidores na escolha do vinho, contribui-se de forma prática, fornecendo insights valiosos para os comercializadores. Isso se torna ainda mais relevante diante do descompasso entre os vinhos que os consumidores desejam e aqueles que são efetivamente produzidos.
Este artigo aborda a crescente complexidade do consumo de vinho, considerando a evolução das preferências dos consumidores e os fatores que influenciam suas decisões de compra. Considerando a ausência de uma revisão dedicada a compilar os estudos existentes, este estudo aborda a seguinte questão de pesquisa: “Quais são os atributos considerados na tomada de decisão no consumo de vinho?”. Assim, o objetivo do estudo é mapear o comportamento de consumo e decisão de compra de vinho, apresentando um panorama atual das pesquisas e propondo uma agenda de sugestões para futuras investigações.
O comportamento do consumidor é crucial para entender como as pessoas compram, utilizam e avaliam produtos. Nos últimos anos, estudos têm explorado as motivações e preferências dos consumidores, especialmente no contexto digital, onde a informação e as redes sociais desempenham papéis significativos. No setor de vinhos, a decisão de compra é complexa e envolve elementos como origem, safra, preço e recomendações. Além disso, o consumo de vinho está frequentemente ligado a experiências sociais e culturais, tornando essencial compreender esses fatores para desenvolver estratégias eficazes.
Conduziu-se uma revisão sistemática da literatura em conjunto com análise bibliométrica, nas bases de dados Web of Science e Scopus. Não verificou-se a existência de outras revisões sobre o tema. Assim, buscou-se mapear o comportamento do consumo e decisão de vinho. Após a aplicação de filtros e verificação da aderência quanto ao objetivo, 34 estudos finais foram analisados, por meio do software RStudio e pacotes Bibliometrix e Biblioshiny. Apresentou-se um panorama das pesquisas, estrutura conceitual do campo, atributos de consumo e decisão de vinho e uma agenda de futuras pesquisas.
Compreender os fatores e os elementos que os consumidores consideram ao comprar um vinho fornecerá contribuições amplas (Ravikumar et al., 2022), para as empresas produtoras (vinícolas), para o varejo, para os profissionais da área de marketing e finalmente para o principal público, os clientes. De forma geral, os estudos desta RSL buscaram abranger o comportamento de consumo de vinho em um contexto específico ou ainda analisaram a influência de algumas variáveis na decisão.
Compreende-se que o comportamento de consumo e decisão de vinho é um campo bem desenvolvido, mas em constante evolução, devido à complexidade e variedade de fatores que influenciam a escolha dos consumidores de vinho. A análise específica de cada segmento é essencial, pois cada mercado precisa identificar os principais atributos considerados pela diversidade de seu público. Foi possível observar nos estudos desta RSL a pluralidade de fatores e variáveis que podem ser estudadas no comportamento de consumo e decisão de vinho.
Lee, S. O., Hyun, S. S., & Wu, Q. (2024). The effects of motivation and prior knowledge on wine consumers’ decision-making process: using an extended model of goal-directed behavior. International Journal of Contemporary Hospitality Management. https://doi.org/10.1108/IJCHM-08-2023-1283 Sassenberg, A. M., Sassenberg, C., Sassenberg, C., & Heneghan, M. (2022). Effects of atmosphere on emotions and consumer behaviour at wineries. International Journal of Wine Business Research, 34(4), 523-541. https://doi.org/10.1108/IJWBR-05-2021-0028