Resumo

Título do Artigo

NOSTALGIA EM PIXELS: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA SOBRE O CONSUMO DE VIDEOGAMES RETRÔ
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Palavras Chave

Retrogaming
Nostalgia
Consumo

Área

Marketing

Tema

Cultura e Consumo

Autores

Nome
1 - Fernanda Nunes Maciel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Gisleine do Carmo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Daniele Guimarães Diniz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
4 - Gustavo Nunes Maciel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
5 - Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

O mercado de games retrô se apresenta como uma particularidade complexa da influente indústria de videogames (Mastrocola; Mello, 2019). Esta esfera elenca o (re) lançamento tanto de jogos quanto de consoles que foram considerados populares nos anos de 1980 e 1990 (Mendes, 2012). Cuff (2017) aponta que a s empresas de videogame usam da nostalgia dos consumidores para a valorização de suas marcas e como uma forma de estratégias de Marketing. Ademais, as empresas também adicionam títulos mais antigos em plataformas novas para satisfazer as demandas de retro gamers (Whalen; Tyler 2008).
Mesmo que ainda apareça como uma parcela consideravelmente pequena do mercado mundial de videogames, o mercado de jogos retrô aparece como um campo de estudos fértil e com diversas lacunas para o marketing (Mastrocola; Mello, 2019). O objetivo desta pesquisa é realizar uma análise bibliométrica dos trabalhos acadêmicos que abordam o consumo de videogames antigos. A partir deste artigo, busca-se identificar as principais tendências, temáticas de pesquisa e autores importantes na área. Ademais, pretende-se possibilitar uma visão holística do estado da arte de pesquisas de retrogaming.
Aarseth (1998) define o videogmae como um fenômeno cultural, estético e de linguagem e que possui a sua própria retórica. Sendo que uma característica central dos videogames é a interatividade, que possibilita que cada jogo seja singular (Nesteriuk, 2004). A nostalgia possui variados efeitos no que diz respeito à experiência humana, influenciando nas emoções, atitudes e decisões de compra (Merchegiani; Phau, 2010).Os jogos retrô permitem ativar a memória afetiva, possibilitando uma situação contínua entre passado e presente (Bosman, 2023).
Os artigos, apesar de focos diferentes, convergem para a compreensão de como a indústria de videogames evoluiu, moldando a cultura, a identidade e a experiência dos jogadores, levantando questões sobre inclusão, representatividade, memória e bem-estar. "Nostalgia" é o termo mais frequente, evidenciando a importância da experiência emocional e das memórias associadas aos jogos antigos. "Retro gaming", outro termo dominante, indica o interesse por jogos clássicos e sua cultura.
O presente artigo aponta que a nostalgia desempenha um papel fundamental na experiência dos jogadores, afetando suas emoções e atitudes. O estudo aponta para a necessidade de uma agenda de pesquisa futura que preencha lacunas dessa temática, principalmente nos âmbitos do consumo, nostalgia e cultura. Investigações acerca da sustentabilidade comercial dos jogos retrô, a profundidade das emoções nostálgicas e práticas inclusivas são relevantes para o avanço da compreensão sobre o fenômeno do retrogaming e seu impacto na indústria de videogames.
CUFF, Steven. Now You're Playing Power: Nintento and the Commodification of Nostalgia. 2017. Dissertação de Mestrado. The University of Wisconsin-Milwaukee. SASSATELLI, Roberta; DAVOLIO, Federica. Consumption, pleasure and politics: Slow food and the politico-aesthetic problematization of food. Journal of Consumer Culture, v. 10, n. 2, p. 202-232, 2010. WULF, Tim et al. Running head: Video game nostalgia and retro gaming. Media and Communication, v. 6, n. 2, p. 60-68, 2018