Resumo

Título do Artigo

OS IMPACTOS DA LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NA INTENÇÃO DE SAÍDA DE PROFESSORES: um estudo em escolas públicas brasileiras
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Palavras Chave

Liderança transformacional
Clima Organizacional
Intenção de Saída

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Liderança e suas Dimensões

Autores

Nome
1 - RAQUEL ALMEIDA KEFFLER COUTO
FUCAPE Business School - Vitória/ES
2 - Amanda Soares Zambelli Ferretti
FUCAPE Business School - Vitória
3 - Arthur França Sarcinelli
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - Estratégias de Marketing - FGV/EAESP
4 - Danilo Magno Marchiori
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Universidade - São Paulo

Reumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os impactos da liderança transformacional dos gestores escolares na intenção de saída dos professores das escolas públicas brasileiras, mediado pelo clima organizacional e a satisfação no trabalho. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva, com coleta de dados primários com corte transversal. A população-alvo foram 322 professores de escolas públicas brasileiras. Os dados foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais para verificar as relações entre os construtos propostos.
Qual é o impacto da liderança transformacional na intenção de saída dos professores, mediado pelo clima organizacional e a satisfação no trabalho? Nesse sentido, o objetivo desse estudo é identificar se o estilo de liderança transformacional impacta positivamente na permanência dos professores nas escolas.
O presente estudo se justifica em razão da liderança transformacional desempenhar um papel significativo no contexto educacional (Wang, 2019). A liderança transformacional é reconhecida por sua capacidade de inspirar e motivar os membros da equipe a alcançarem objetivos comuns, promovendo mudanças positivas e estimulando o crescimento pessoal e profissional (Thanh et al., 2022).
Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo quantitativo descritivo com 322 professores de escolas públicas do Brasil, coletando dados primários em um período de tempo específico. Os dados foram analisados com Modelagem de Equações Estruturais para confirmar as relações nas construções propostas.
Os resultados mostram que para professores efetivos, a liderança transformacional influencia positivamente a satisfação no trabalho e a intenção de permanecer na profissão a longo prazo. No entanto, para os professores temporários, que possuem contratos mais curtos, o impacto da liderança transformacional não foi confirmado.
As implicações práticas deste estudo consideram a relevância do tema para o desenvolvimento de programas de treinamento e capacitação para diretores escolares, bem como a implementação de políticas e práticas de gestão que promovam uma cultura de liderança transformacional.
Allami, F. B. M., Ishak, M., Hussin, F., Sin, I., Don, Y., & Fauzee, M. S. O. (2022). Preferred leadership styles of physical education teachers and relationship with athletes’ satisfaction. International Journal of Instruction, 15(2), 393-416. Doi: https://doi.org/10.29333/iji.2022.15222a Al Draj, F., & Al Saed, R. (2023). Mediating role of employee empowerment for transformational leadership and job satisfaction. Problems and Perspectives in Management, 21(1), 59-68.