2 - Ani Caroline Grigion Potrich UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências da Administração
3 - Christine Duarte do Vale Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianopolis
4 - Otávio Kich Mata UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Centro Socieconômico
Reumo
A pandemia da COVID-19 trouxe vários desafios sociais, dentre eles, a necessidade de aprimorar o hábito de gerenciar melhor as finanças pessoais. Com isso, a alfabetização financeira tornou-se um instrumento importante para a estabilidade econômica e financeira, tanto para o indivíduo quanto para a economia, especialmente em momentos de crise.
A alfabetização financeira é crucial para a estabilidade econômica, promovendo atitudes conscientes e informadas, além de contribuir para um mercado mais estável. Durante crises, ela também molda a resiliência financeira da população e pode resultar em mudanças comportamentais positivas, permitindo decisões financeiras mais seguras e melhor qualidade de vida. Diante disso, este estudo tem como objetivo comparar o nível de alfabetização financeira, mais especificamente o conhecimento, a atitude e o comportamento financeiros dos estudantes antes e após a pandemia da Covid-19.
A alfabetização financeira possui três dimensões: conhecimento financeiro, atitude financeira e comportamento financeiro (OCDE, 2023). O conhecimento financeiro se refere ao conhecimento dos produtos financeiros (poupança, ações, títulos públicos etc.) ou do funcionamento do mercado financeiro (Potrich, Vieira & Kirch, 2016). A atitude financeira se refere às crenças por trás das atitudes do indivíduo. Por fim, o comportamento financeiro se refere à maneira como o indivíduo se relaciona com as finanças pessoais (Potrich, Vieira & Kirch, 2016).
O estudo utilizou fez um levantamento por meio do questionário online pela plataforma Google Formulários com público-alvo sendo os estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. O processo de amostragem foi não probabilístico. O questionário consiste em um total de 33 questões, divididas em quatro sessões, sendo que a primeira considera variáveis de perfil socioeconômico e demográfico. Já a segunda, terceira e quarta se referem à análise do conhecimento, atitude e comportamento financeiro, respectivamente.
Os graduandos possuem um alto nível de conhecimento financeiro, principalmente em questões que envolvem taxa de juros, inflação e rentabilidade de ativos. Também demonstraram atitudes financeiras relativamente positivas, mas há espaço para melhorar a percepção dos benefícios financeiros a longo prazo. Em termos de comportamento financeiro, muitos conseguem poupar regularmente para objetivos futuros, o que destaca a importância do hábito de poupar mensalmente.
Os dados indicam que os universitários possuem um bom conhecimento financeiro em cálculos básicos de montante e conceitos de juros compostos, mas precisam aprofundar-se em tópicos mais avançados. Após o início da pandemia, os respondentes melhoraram suas atitudes em relação às finanças, demonstrando uma maior conscientização sobre a importância de poupar, embora ainda considerem o gasto imediato satisfatório. Assim, os resultados sugerem uma adaptação ou aprendizado nos hábitos financeiros durante a pandemia.
Ocde. International Survey of Adult Financial Literacy. OCDE Business and Finance Policy Papers. 2023.
Potrich, A. C. G.; Vieira, K. M.; Kirch, G. VOCÊ É ALFABETIZADO FINANCEIRAMENTE? DESCUBRA NO TERMÔMETRO DE ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA [1]. Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, 13(2), 153-170, 2016.
Guèvremont, A; et al. Positive behavioral change during the COVID-19 crisis: The role of optimism and collective resilience. Journal of Consumer Behaviour, v. 21, n. 6, p. 1293-1306, 2022.