Resumo

Título do Artigo

A LITERÁCIA FINANCEIRA NO MEIO RURAL: UM ESTUDO APLICADO EM JOVENS AGRICULTORES DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
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Palavras Chave

Literácia Financeira
Produtores Rurais
Finanças Pessoais

Área

Finanças

Tema

Finanças Comportamentais

Autores

Nome
1 - Lidiane Zambenedetti
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFarroupilha) - Santa Rosa
2 - ANGELA ROZANE LEAL DE SOUZA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Ppgcont
3 - Letícia de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas
4 - Julia Tontini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria

Reumo

A temática da literácia financeira vem apresentando importância de maneira crescente, sendo relevante sua análise em distintos públicos. Uma lacuna indicada por Twumasi et al. (2022), é que pouco se sabe sobre a literácia financeira de comunidades rurais.
A partir disso, surgem as seguintes perguntas de pesquisa: Qual o nível de literácia financeira de jovens produtores rurais? Existe um instrumento que auxilie na medição da literácia financeira dessa população? Para responder a essas perguntas, este estudo tem como objetivo avaliar o nível de literácia financeira de jovens produtores rurais, em busca de validar um instrumento que auxilie na medição da literácia financeira dessa população, baseado em três constructos: conhecimento financeiro, atitude financeira e comportamento financeiro.
Potrich, Vieira e Kirch (2016) explicam que ainda não existe no meio acadêmico um consenso sobre qual seria o melhor instrumento para mensuração da literácia financeira e que, portanto, ela seria um conceito multidimensional, não sendo possível que um único constructo seja capaz de abranger todas as dimensões envolvidas. A partir disso, torna-se importante o desenvolvimento e a validação de modelos que considerem os diferentes níveis de literácia financeira e suas inter-relações simultaneamente.
Realizou-se uma pesquisa exploratória e quantitativa, com aplicação de questionário eletrônico em 102 jovens produtores rurais associados de uma cooperativa tritícola do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Para a análise dos dados, foram utilizadas técnicas de estatística descritiva. Além disso, foram utilizadas ferramentas estatísticas multivariadas, tais como, análise fatorial confirmatória, formação de clusters e análise descritiva, e comparação entre os resultados apresentados pelos dois diferentes clusters. A normalidade dos dados foi testada através do teste de Shapiro-Wilk.
Ao analisar as diferenças existentes entre alta e baixa literácia financeira, foi possível identificar que o conhecimento financeiro foi o principal responsável pela diferenciação dos indivíduos, tendo o comportamento financeiro também impactado nessa divisão, já a atitude financeira não apresentou diferenças estatísticas significantes entre os dois grupos.
Os resultados evidenciaram que 79,41% dos participantes da pesquisa possuem alta literácia financeira, enquanto 20,59% destes foram classificados no grupo referente à baixa literácia financeira. O estudo apresenta um indicador que pode ser utilizado para avaliar o nível de literácia financeira de jovens produtores rurais.
KLAPPER, L.; LUSARDI, A. Financial literacy and financial resilience: evidence from around the world, Financial Management, v. 49, n. 3, p. 589-614, 2020. POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M. ; KIRCH, G. Você é alfabetizado financeiramente? Descubra no termômetro de alfabetização financeira. Base, v. 13, p. 153-170, 2016. TWUMASI, M. A.; JIANG, Y.; DING, Z.; WANG, P.; ABGENYO, W. The mediating role of access to financial services in the effect of financial literacy on household income: the case of rural Ghana. Sage Open, v.12, n. 1, 2022.