Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA CONSTRUÇÃO DE CARREIRA DAS ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PET CONEXÕES ADMINISTRAÇÃO UFES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Construção de Carreira
Mulheres
Programa de Educação Tutorial

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreira de Pessoas e Organizações

Autores

Nome
1 - ROSIANE PIRES XAVIER
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Goiabeiras
2 - Rubens de Araujo Amaro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
3 - Julia Bellia Margoto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Departamento de Administração_Campus Goiabeiras

Reumo

Ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, o PET permite uma formação ampla, tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso, proporcionando-lhes uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo, o que dialoga diretamente com a concepção de carreira apresentada por Savickas (2002), em que as carreiras “[...]não se desdobram; elas são construídas como escolhas individuais que expressam seus autoconceitos e fundamentam seus objetivos na realidade social dos papeis de trabalho”
Este trabalho visa responder à seguinte questão de pesquisa: como a participação no PET influencia na construção de carreira das estudantes participantes do PET Conexões Administração UFES? A presente pesquisa tem como objetivo compreender a influência do PET - Programa de Educação Tutorial na construção de carreira das estudantes participantes do PET Conexões Administração UFES, aqui denominado PET ADM UFES e conhecer a visão das petianas sobre as contribuições que os aprendizados decorrentes das atividades desenvolvidas no PET, tiveram sobre o seu desempenho profissional.
A carreira, analisada sob a perspectiva socioconstrutivista, é desenvolvida ao longo da vida, de modo não só abrangente, mas também flexível que envolve atividades, experiências, tempos livres, redes interpessoais, saúde mental, personalidade e temas de vida, bem como a concomitância e (des)vinculação de papeis (SAVICKAS, 2013). De acordo com a Unesco (2002) há lacunas em diferentes níveis de educação e progressão de carreira feminina em quase todos os países do mundo, e que tais falhas podem ser observadas em todas as fases do ciclo de vida do gênero feminino.
Pesquisa qualitativa (MARTINS. 2004). O campo escolhido foi a Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Sujeitos: alunas e ex-alunas dos cursos de Administração Matutino e Noturno da UFES que foram participantes do PET Conexões Administração UFES entre os anos de 2012 e 2022, por pelo menos três meses. Entrevista semiestruturada, iniciada após o aceite do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Análise de conteúdo (BARDIN, 2016, ROESCH, 2013, MINAYO, 2013).
Todas as entrevistadas indicaram estarem preocupadas com suas carreiras, o que as levou a planejar-se sobre quais caminhos seguir e quais métodos adotarem para atingir os objetivos que as aproximasse de suas expectativas profissionais. Além disso, enxergaram o PET como um auxiliador nesse processo de qualificação acadêmica e profissional, mesmo tendo foco e experiências profissionais distintas. Embora as relações interpessoais tenham sido apontadas como desafio pelas entrevistadas, todas reconhecem que o PET foi importante para que elas superassem tais conflitos.
Embora as sujeitas da pesquisa tenham relatado diversas experiências tanto no PET quanto em suas expectativas e realidades de carreira, todas identificaram semelhanças entre as atividades que realizam/realizaram no programa com as atividades desenvolvidas atualmente no mercado de trabalho. Isso pode ser justificado pelo fato de que embora o programa desenvolva atividades voltadas para o tripé acadêmico, a dinâmica do funcionamento do PET permite que os bolsistas desenvolvam atividades que estão alinhadas aos diferentes tipos de atuação profissional.
SAVICKAS, M. L. The theory and practice of career construction. In S. D. Brown, & R. W. Lent (Eds.), Career development and counseling: Putting theory and research to work (pp. 42-70). 2005. Hoboken, New Jersey: Wiley SAVICKAS, M. L. Career construction theory and practice. In R. W. Lent & S. D. Brown (Eds.), Career development and counseling: Putting theory and research to work (2a ed., pp. 147-183) 2013. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons.