competências
inovação
práticas de gestão de pessoas
Área
Gestão de Pessoas
Tema
Políticas, Modelos e Práticas de gestão de pessoas
Autores
Nome
1 - ALLEX DE OMENA ALBUQUERQUE UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
2 - Milka Alves Correia Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - Feac
Reumo
Para a gestão pública inovadora no setor público brasileiro, Montezano e Isidro (2020) propuseram o modelo de competências, ressaltando a necessidade de desenvolvimento dessas no nível do indivíduo, equipes, organização e setor público. Além disso, como sugerem Moussa, Mcmurray e Muenjohn (2018), os comportamentos de liderança são considerados fundamentais para a inovação das organizações públicas. Por essas razões, a capacitação da liderança e de servidores públicos com competências necessárias para inovar constitui, seguramente, um dos desafios da área de Gestão de Pessoas.
Este estudo buscou analisar como as competências de liderança contribuem para o desenvolvimento da inovação nas práticas de gestão de pessoas em uma universidade federal. A questão de pesquisa que norteou o estudo foi: Como as competências de liderança contribuem para o desenvolvimento da inovação nas práticas de gestão de pessoas?
A fundamentação teórica que orientou o estudo foi pautada nos seguintes temas: Competências Individuais e de Equipe para Inovação no Setor Público brasileiro; Inovação nas Práticas de Gestão de Pessoas (GP); Competências Gerenciais no Setor Público; Competências de Liderança para Inovação no Setor Público.
Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental e entrevistas. Foram utilizados documentos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Além disso, as entrevistas foram realizadas com cinco gestores da área de GP, que desempenham suas funções gerenciais e de liderança na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep). Para análise dos dados foi utilizado a análise de conteúdo temática proposta por Bardin (2016).
Comparando-se as competências de liderança dos gestores da Ufal com as necessárias para inovação no setor público de Montezano et al. (2022), entende-se que a habilidade para o desenvolvimento de equipe e as competências de relacionamento interpessoal e empatia são fundamentais para a capacidade de inovação nas práticas de GP.
Com base nos relatos dos gestores, as competências de liderança percebidas para a inovação nas práticas de GP foram a aprendizagem contínua, a escuta ativa, a criatividade, a capacidade de iniciativa, a capacidade de ser mais aberto a mudanças, dentre outras.
Entre os pontos positivos para a capacidade da Ufal desenvolver a inovação em suas práticas de gestão estão a política de inovação, já mencionada, o que demonstra a intenção estratégica da Ufal para inovar, e as ações de capacitação, as quais, de modo geral, são consideradas boas práticas de GP. Além disso, no PDI da Ufal para o próximo quadriênio, tendo em vista o fim do PDI 2019-2023, será necessário constar o PDG para a formação de lideranças, como uma ação de desenvolvimento de pessoas, e, para que isso ocorra, dependerá do apoio e da participação de todos os gestores.
MOUSSA, Mahmoud; MCMURRAY, Adela; MUENJOHN, Nuttawuth. A conceptual framework of the factors influencing innovation in public sector organizations. The Journal of Developing Areas, v. 52, n. 3, p. 231-240, 2018.
MONTEZANO, Lana. Modelo multinível de competências para inovação no setor público brasileiro. 2021. Tese (Doutorado em Administração). Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2021.
MONTEZANO, Lana; ISIDRO, Antonio. Proposta de Modelo Multinível de Competências para Gestão Pública Inovadora. Future Studies Research Journal: Trends & Strategies, v. 12, n. 2, 2020.