Resumo

Título do Artigo

EFICÁCIA DOS PROGRAMAS DE TREINAMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO TRABALHADOR NA MODALIDADE ON-LINE: UMA REVISÃO DA LITERATURA NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
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Palavras Chave

Programas de treinamento
Qualificação profissional
On-line

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de gestão de pessoas

Autores

Nome
1 - Sofia Figaro Rizzo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Campus Goiabeiras (CCJE)
2 - Vera Lúcia da Conceição Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)

Reumo

Os programas de treinamento on-line emergem como uma alternativa eficaz e acessível para aprimorar habilidades e competências exigidas pelo mercado. Surgiram nos anos 1990 com a Educação a Distância (EAD) e se intensificaram com a pandemia de COVID-19 devido às medidas sanitárias. No entanto, são escassos os estudos que comprovem sua eficácia ou critiquem suas aplicações. A avaliação da eficácia ainda é majoritariamente feita pelo modelo de Donald Kirkpatrick (1976). Surgiu o interesse em revisar sistematicamente a literatura nacional sobre a eficácia desses programas de 2014 a 2024.
Qual é a produção científica sobre a eficácia dos programas de treinamento de qualificação profissional do trabalhador na modalidade on-line, identificada na literatura nos últimos 10 anos? O objetivo geral contempla a pergunta de pesquisa exibida acima: rever a literatura nacional sobre a eficácia dos programas de treinamento de qualificação profissional do trabalhador na modalidade on-line nos últimos 10 anos.
Os treinamentos on-line/EAD são ações educacionais planejadas e flexíveis, permitindo acesso aos conteúdos a qualquer hora e lugar. Promovem interações síncronas e assíncronas com alta interatividade e utilizam tecnologias como multimídia e videoconferências (ZERBINI, ABBAD, 2005). A qualificação real do funcionário para chances de empregabilidade é apenas um discurso e uma falácia que pode sedimentar a exclusão social (BARROS, 2019), por meio do subemprego e trabalho informal (ARAÚJO, 2019; FALCÃO, 2019; HANASHIRO; TEIXEIRA, 2021; SNELL; NORRIS; BOHLANDER, 2020).
A popularização dos treinamentos on-line, impulsionada pela pandemia e avanços tecnológicos, transformou as relações de trabalho. Embora ofereçam acesso democratizado ao conhecimento, enfrentam desafios como falta de interação pessoal, motivação e integração com outras atividades de RH. A pesquisa revela a necessidade de suporte adequado e estratégias integradas para melhorar a eficácia desses programas, destacando a importância do ambiente virtual de aprendizagem e da avaliação multidimensional para o desenvolvimento futuro de treinamentos mais eficazes e adaptados às demandas do mercado.
Os programas de treinamento na modalidade on-line com a utilização das tecnologias influenciam as formas de aprendizagem e o desempenho individual. Para garantir a eficácia dos treinamentos on-line, é fundamental fornecer estrutura adequada à aprendizagem e recursos apropriados para um ambiente virtual bem implementado. A integração dos treinamentos on-line com atividades de Recursos Humanos são essenciais para superar os desafios e assegurar a eficácia assim como a utilização de métodos de avaliação bem fundamentados a nível individual e organizacional.
ABBAD, G. S.; MOURÃO, L.; MENESES, P. P. M.; ZERBINI, T.; BORGES-ANDRADE, J. E.; VILAS-BOAS, R. Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação: ferramentas para gestão de pessoas. Porto Alegre ArtMed, 2012. BASTOS, A. V. B. Trabalho e qualificação: questões conceituais e desafios postos pelo cenário de reestruturação produtiva. IN: BORGES-ANDRADE, J. E.; ABBAD, G. S.; MOURÃO, L. (Orgs.). Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. 1.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.