Gestão da Produção
Planejamento e Controle da Produção
Gestão de Estoque
Área
Artigos Aplicados
Tema
Operações
Autores
Nome
1 - OLAVO LEIVA DOS SANTOS POLI USP PRO - SÃO PAULO
2 - Gustavo Yuho Endo UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Campus Ponta Grossa - UTFPR
Reumo
Como gerirmos os recursos produtivos é fundamental para as estratégias de crescimento e da competitividade das organizações, pois está relacionado com o posicionamento em relação ao mercado consumidor e como ela compete com seus concorrentes. Para isso, é necessário que a empresa demonstre sua capacidade de reação a esses acontecimentos, definindo estratégias de produção devidamente alinhada à sua estratégia empresarial. Isso significa estabelecer ações que ajudarão a melhorar o desempenho da produção ao longo do tempo, para apoiar e impulsionar a estratégia empresarial definida.
Um estudo de caso em uma indústria no segmento de adesivos e laminados para o setor moveleiro e calçadista, com 300 funcionários, demonstrando a situação atual do setor de PCP, bem como os resultados alcançados após a intervenção proposta. Durante a pandemia, em 2020, houve redução de 38% no consumo de seu produto, sendo necessário reduzir os custos de produção. Em 2021, iniciou a retomada da produção, percebeu-se que não conseguiria abastecer os estoque necessário para evitar os rompimentos. Esses problemas estavam relacionados com a desorganização dos controles, estoques e de produção.
Inicialmente foi identificado a necessidade de melhorar a informação do forecast de venda por produto. O setor comercial informava somente a quantidade em kg por linha de produto, por exemplo, 600 toneladas da linha de borracha, sem definição do mix do produto. A empresa estudada dispõe de 6 linhas de produtos, com isso, o PCP sequenciava a fábrica conforme as entradas dos pedidos de vendas. O sequenciamento de produção na fábrica era diário.
As intervenções propostas foram a aplicação da Curva ABC, o ponto de reposição ou ressuprimento e estoque de segurança e a previsão de demanda, sendo a média móvel e a suavização exponencial simples.
A Curva ABC, foram identificados os itens da curva A, sendo 8 itens, a qual foi implantado inventários cíclicos com intervalo de 15 dias. Foi alinhado para os itens da curva A foi adotado a estratégia de estoque de segurança, visando garantir a disponibilidade do item em estoque para atendimento de demanda não prevista. A previsão de vendas, os indicadores apresentam a necessidade de constante reavaliação. Existem inputs necessários de vendas, em tempo hábil, para corrigir a previsão. A área comercial tem ciência e aprova a utilização dos métodos para prover uma previsão mais assertiva.
As contribuições tecnológicas, a utilização e validação das técnicas identificadas na literatura, foi possível demonstrar o ganho obtidos com o uso das técnicas, gerando impactos positivo na organização. A contribuição social positiva das propostas e melhorias já alcançadas na empresa é o reconhecimento da empresa, no início, o proponente dessas soluções era um analista do setor de planejamento da fábrica de adesivos, hoje, o proponente das soluções ocupa a posição de coordenador de PCP para os dois negócios da empresa.