3 - José Edson Lara Fundação Pedro Leopoldo (FPL/MG) - Mestrado
4 - Marllon Frank Teixeira Ferreira Fundação Pedro Leopoldo (FPL/MG) - Mestrado Profissional em Administração
5 - Thais Espinola de Oliveira Lima Centro Universitário UNIFAPI - Pinhais
Reumo
Os Institutos Federais de Educação compõem a Rede Federal e possuem uma missão importante na transformação social por meio da formação profissional. Entretanto, muitos discentes necessitam auxílio socioeconômico para se manter na Instituição. Esses auxílios são oferecidos após a classificação do discente de acordo com sua vulnerabilidade socioeconômica nos perfis A, B, C ou D. O presente artigo tem por objetivo o desenvolvimento de uma taxonomia de vulnerabilidade que permita uma seleção adequada dos candidatos a esse incentivo educacional.
O IFMG publica um edital de auxílio socioeconômico e o estudante interessado, após análise da esquipe de assistentes sociais, recebe uma classificação nos perfis A, B, C e D conforme o nível de vulnerabilidade. As variáveis utilizadas no estudo do perfil possuem pesos atribuídos com base na experiência da equipe de Assistentes Sociais da Instituição. A originalidade do artigo reside no fato da taxonomia de classificação desenvolvida ser baseada em um IVS construído mediante um arcabouço teórico conceitual e um regramento metodológico, ainda não utilizados.
O índice de vulnerabilidade socioeconômica que vem sendo utilizado pelo IFMG na classificação de alunos carentes coloca uma responsabilidade desproporcional sobre os Profissionais da Assistência Estudantil, uma vez que utilizam pesos amparados apenas na experiência das equipes de trabalho. Nesse sentido, ressente-se da falta de um regramento metodológico objetivo para a geração do IVS desde a constituição do seu modelo analítico (construtos e respectivos indicadores) até o estabelecimento da fórmula algébrica para o seu cálculo final).
O desenvolvimento do IVS foi estribado nos elementos extraídos da incursão realizada pelo conjunto de índices para a captação de uma situação sócio econômica dos discentes do IFMG, nas ideias emanadas do Instituto de Pesquisa econômica aplicada, da equipe do Núcleo de Assistentes Sociais do IFMG e do FONARPRACE. O modelo proposto é constituído de quatro dimensões de análise e vinte e cinco indicadores, utilizando-se como procedimento metodológico a análise fatorial para o desenvolvimento do IVS para o IFMG.
Uma análise fatorial de primeira ordem seguida de uma de segunda ordem aplicadas às informações concernentes aos candidatos ao auxílio educacional permitiram obter uma equação algébrica que foi utilizada para o cálculo objetivo do IVS. Com os resultados obtidos procedeu-se a uma taxonomia extraída objetivamente mediante o cálculo das separatrizes(quartis) dos resultados.
Do ponto de vista acadêmico, o estudo contribui com o exame de um referencial teórico relevante ao tema e sugere métodos estatísticos para o desenvolvimento de um índice de vulnerabilidade socioeconômica. A contribuição social reside na possibilidade de desenhar uma estratégia de intervenção tendo por base o peso que cada indicador possui na formação do IVS do constructo e o peso que cada constructo tem na formação do IVS geral. Adicionalmente, o estudo permite uma taxonomia mais objetiva e, por via de consequência mais justa, para a alocação desse tipo de recurso público.