Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE E PREVISÃO DO VOLUME DE VENDAS DO SETOR VAREJISTA DE SUPERMERCADOS E HIPERMERCADOS BRASILEIROS
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Palavras Chave

Varejo
Volume de vendas
Séries temporais

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - João Pedro Vieira Portaro
UNIVERSIDADE PRESBITERIANO MACKENZIE - Higienópolis
2 - Rafaela Costa Martins de Mello Dourado
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
3 - Orlando Yesid Esparza Albarracin
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Engenharia

Reumo

O setor de varejo tem se revelado um pilar de extrema importância para a economia brasileira ao longo da última década devido à sua posição estratégica na cadeia de distribuição de produtos e serviços, e da proximidade direta com os consumidores finais (SEBRAE, 2023). No ano de 2021, o varejo movimentou mais de R$1,99 trilhão, o que equivaleu para aquele ano, 22,9% do PIB brasileiro (SEBRAE, 2023). Em termos quantitativos de serviços e geração de empregos, tal setor empregou 25,8% dos trabalhadores de carteira assinada do Brasil em 2021.
Com a ampla variedade de métodos e modelos de capacidade preditiva utilizando de séries temporais, dentro do setor varejista de supermercados e hipermercados, a previsão de demanda passou a assumir um papel estratégico. Por conta da intensa competividade do setor, todos os concorrentes passaram a buscar ferramentas e métodos para otimizar seus resultados, juntamente com a capacidade de prever comportamentos e antecipá-los, auxiliando na tomada de decisão, aprimorando a produtividade e aumentando os resultados.
O índice de volume de venda é um dos mais importantes índices para que seja feita uma análise da empresa no setor varejista, pois permite questionar se as tecnologias atuais podem ser úteis para otimizar produções e custos. Utilizando técnicas estatísticas e ferramentas de Data Science, a pergunta-problema que estre trabalho busca responder é: existem maneiras de encontrar e prever padrões para o volume de vendas do setor varejista de supermercados e hipermercados brasileiros ao longo do tempo?
Através da análise de séries temporais, mais especificamente, do método ARIMA, o presente trabalho fornece um estudo quantitativo e uma proposta de modelo para a previsão do volume de vendas do setor varejista de supermercados e hipermercados através da metodologia Box-Jenkins. Para este trabalho, foram utilizado os dados de volumes de vendas mensais de janeiro de 2018 até dezembro de 2023.
A série temporal do setor estudado possuiu duas principais características: a primeira refere-se ao notável crescimento contínuo do volume de vendas ao passar dos anos, ou seja, independente de variações mensais e sazonalidades, a tendência é de que, ao final de cada ano, o volume médio será maior quando comparado ao do ano anterior. Observando as variações mensais a cada ano, é possível notar uma sazonalidade que ocorre no último trimestre de cada ano. Entre outubro e, principalmente, dezembro, temos picos do volume de vendas. A proposta final do modelo escolhido foi SARIMA (1 1 0) (1 1 0)12.
Os resultados podem ser subsídios para varejistas direcionarem as melhores estratégias operacionais e financeiras, a fim de maximizar seu volume de vendas, tendo como consequência positiva, um aumento significativo de receitas e lucros. Além disso, o presente estudo trouxe a possibilidade de contribuir com os donos de supermercados e hipermercados brasileiros a terem um melhor controle de estoque, conseguindo antecipar suas necessidades e demandas de seus clientes, ajudando diretamente em pautas de desenvolvimento sustentáveis, citando como exemplo a ODS 12 de consumo e produção responsáveis.