Resumo

Título do Artigo

PERFIL DOS ESTUDANTES INGRESSANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS CORRENTE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ADMINISTRAÇÃO NO ANO DE 2022
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Palavras Chave

Perfil.
Ensino Médio Integrado.
Ações.

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - ALAN ELIAS SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba
2 - Thanandra Costa Maranhão
Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) - Parnaíba
3 - Patrícia Oliveira dos Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) - Alexandre de Oliveira
4 - Daniela Rocha de Souza Cunha
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Campus Corrente
5 - Ludimila Da Silva Rocha
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Reumo

O Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais apresenta-se com grande potencial de sucesso escolar. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), como instituição de ensino pública, pertencente à rede federal, recebe alunos com um perfil diversificado. Assim sendo, conhecer a real pluralidade do perfil do alunado é de grande valia visando um bom planejamento institucional.
A identificação e o conhecimento dos alunos, considerando suas diferenças e singularidades, se faz relevante para a instituição de ensino, e reverbera em políticas públicas que envolvem o ingresso, a permanência e o êxito no ensino. Tendo em vista tal premissa, o objetivo foi analisar o perfil dos alunos ingressantes do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Corrente.
O EMI é, talvez, uma oportunidade única de se intervir, diretamente, na formação de uma sociedade em constante processo de transformação, pois o seu papel consiste em acolher a geração que, em poucos anos, pode ocupar espaços decisórios relativos aos rumos sociais (ARAÚJO; SILVA, 2017). Para tanto, Pelanda e Berté (2016), conhecer o perfil dos alunos favorece o direcionamento e a implantação de ações capazes de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. Por sua parte, Silva, Vieira e Berté (2017) reconhecem a possibilidade de formular estratégias para o curso a partir dessa caracterização.
Os dados obtidos por meio questionário institucional respondido pelos alunos ingressantes foram tabulados e submetidos a uma etapa subsequente de análise descritiva. As perguntas do questionário aplicado pela instituição abrangem uma identificação a partir do recolhimento de informações sobre determinados aspectos, tais como: idade, condições socioeconômicas, escolha do curso, origem escolar, dentre outras.
Conhecer o perfil de tais estudantes enaltece a pluralidade das características do grupo, situação que coloca a instituição num papel complexo de jogo de cintura, pois precisa contemplar distintos perfis de aluno. Além disso, cabe à instituição oferecer com destreza o ensino, promover políticas de ingresso e implementar estratégias de permanência que venham atender às expectativas, o que não é tarefa fácil.
Com base nos dados obtidos junto à instituição, pode-se inferir a importância de uma ferramenta permanente institucional capaz de construir um perfil mais completo e fidedigno dos alunos, a fim de atender ao trabalho dos educadores e gestores.
ALMEIDA, M. D. B; LYRA-SILVA, G. M. V. Perfil identitário dos estudantes que concluem o ensino médio integrado e suas relações com o êxito. Interfaces da Educação, v. 12, n. 34, p. 319–341, 2021. DOI: 10.26514/inter.v12i34.4733. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4733. Acesso em: 7 jun. 2023. ANDRADE, P. D. S. de; MELO, S. P. de A. A opção pelos cursos do ensino médio integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 19, p. 1-19, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9895. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.ph