Professor iniciante
práticas docentes
metodologias ativas
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - Franciely Pessoa Gomes FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA (FPB) - João Pessoa
2 - BRUNA MARIA PEREIRA DE PONTES UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA)
Reumo
Este caso para ensino narra a nova fase de Clarissa, recém-doutora em Administração, que acaba de ser aprovada em um concurso público para professora efetiva no Instituto Federal de Brasília. Com a necessidade de se mudar para outro estado, Clarissa sente-se insegura sobre como aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sua formação acadêmica. Ela está determinada a superar obstáculos e transformar suas aulas em experiências dinâmicas e engajado. A trajetória de Clarissa narra a importância da adaptação e os desafios contínuos enfrentados por professores iniciantes no ensino superior.
Este caso aborda sobre aspectos emocionais e psicológicos que envolvem a prática docente e o papel do professor na sala de aula. A partir das experiências da protagonista, os estudantes acessam dilemas e dificuldades frequentes no início da carreira docente. Este caso pode levar os estudantes a:
a) compreender o processo de inserção do professor iniciante na sala de aula no ensino superior, considerando a autoridade pedagógica e os aspectos socioemocionais envolvidos nesse processo;
b) refletir sobre o papel do professor no uso de metodologias ativas nos processos de ensino-aprendizagem.
Este caso para ensino foi inspirado em relatos de experiências de uma professora da educação superior que enfrentou situações semelhantes em um contexto similar. Para fins didáticos, a narrativa do caso foi estruturada com base nesses relatos da professora e inclui personagens fictícios para proteger as informações pessoais da protagonista.
A aplicação deste caso é recomendada para cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu em Educação, Administração e Gestão Pública, em disciplinas voltadas à Prática Docente, Metodologia da Educação Superior e Práticas de Ensino. Também pode ser utilizado em sessões ou cursos voltados à formação docente e ao uso de metodologias ativas no ensino superior.
Antunes, C. (2012). Como desenvolver as competências em sala de aula. 10. ed. Petrópolis: Vozes.
Gaeta, C. & Masetto, M. (2013). O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: Senac São Paulo.
Masetto, M. T. (2012). Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus.
Kolb, D. (1984). Experiential Learning: experience as the source of learning and development.
New Jersey: Prentice-Hall.
Silva, A. D., & Bandeira-de-Mello, R. (2021). Aprendendo em ação: Utilização de casos para inovação no ensino e na aprendizagem. Editora UFPB.