Resumo

Título do Artigo

DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: ADOECIMENTO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO NA PERSPECTIVA DA PSICODINÂMICA
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Palavras Chave

Caso para Ensino
Psicodinâmica do Trabalho
Pandemia

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - ADRIANA KIRLEY SANTIAGO MONTEIRO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Teresina-PI
2 - Rafael Martins de Meneses
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Parnaíba
3 - Rafael Fernandes de Mesquita
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Dirceu Arcoverde
4 - Elane dos Santos Silva Barroso
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Piripiri

Reumo

O caso narra histórias que refletem as vivências de prazer e sofrimento no trabalho de professores de uma escola pública. Algumas situações narradas se deram no contexto da pandemia, período em que a principal estratégia para o exercício da docência foi o ensino remoto, ´modalidade que se mantém até os dias atuais e que impõe reflexões acerca de suas relações com a psicodinâmica do trabalho docente. As narrativas envolvem temas ligados ao trabalho docente exercido por pessoas transgêneras, mulheres e idosos, com ênfase no papel dos gestores para a sua permanência e inclusão.
Objetiva inspirar a reflexão sobre os processos de saúde/doença que se desenvolvem no contexto do trabalho. A partir das reflexões propostas, espera-se que os participantes das atividades desse caso de ensino compreendam a necessidade do envolvimento da gestão na elaboração de estratégias coletivas com vistas à melhoria da carga psíquica que afeta o trabalhador. Este caso também permite o aprofundamento do conhecimento acerca do papel da gestão e das/os trabalhadoras/es no desenvolvimento de um ambiente de trabalho seguro e diverso para pessoas transgêneras, mulheres e idosos.
O caso representa diferentes histórias curtas e entrelaçadas inspiradas em fatos ocorridos em diversos serviços educacionais, adaptados de modo a impedir a identificação dos envolvidos. As informações referentes ao caso foram obtidas por meio de relatos de professores, relacionados à pandemia, publicados em outros estudos sobre o tema.
Este caso é indicado para disciplinas de cursos de graduação e/ou pós-graduação, cujas ementas incluam tópicos como: gestão da diversidade, inclusão, identidades e preconceito/discriminação. Particularmente, em cursos de Administração, indica-se sua aplicação às disciplinas da área de Gestão de Pessoas. Também pode ser trabalhado em formações pedagógicas com docentes e técnicos administrativos, para construir espaços de diálogo e reflexão sobre as demandas no ambiente de trabalho na escola.
CAMARGO, D. Programa de Inclusão e Diversidade do Senac São Paulo: identidade de gênero e educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e13158, 2021. CAPONE, V; PETRILLO, G. Mental health in teachers: Relationships with job satisfaction, efficacy beliefs, burnout and depression. Current Psychology, v. 39, n. 5, p. 1757-1766, 2020. VIVIAN, C. et al. Prazer e sofrimento no trabalho do docente da pós-graduação: contribuições do referencial da psicodinâmica do trabalho. CIAIQ2019, v. 2, p. 237-242, 2019.