Investimento social privado
coprodução do bem público
interesse público
Área
Gestão Socioambiental
Tema
Responsabilidade Social Corporativa (RSC)
Autores
Nome
1 - Bárbara Tavares de Paula UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa
2 - Ludmila Maria Martins de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade
3 - Fernanda Cristina da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade
4 - Evandro Rodrigues de Faria UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade
5 - Júlia Stefani Thomazini Pizzol UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus Viçosa
Reumo
O Investimento Social Privado (ISP) tem como objetivo promover ações de interesse público, porém surge o debate de quais mecanismos poderiam ser desenvolvidos e adotados para determinar as demandas e a lidar com potenciais conflitos de interesse. O ISP é visto como uma maneira da iniciativa privada contribuir para a coprodução do bem público, atendendo às demandas sociais definidas pela própria comunidade articulada e participativa. Portanto, o ISP é entendido como um mecanismo que alinha o poder econômico do setor privado com a assistência governamental para atender aos interesses públicos.
Compreender qual o potencial de contribuição do Investimento Social Privado (ISP) para a coprodução do bem público
Investimento social privado, e Coprodução do bem público e o ISP.
Para alcançar o objetivo, foram realizadas entrevistas com representantes de organizações investidoras associadas ao Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE). Para a análise dos dados, foi utilizado o método de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), a partir do modelo de grade fechada, em que as categorias analíticas são definidas a priori, a partir da literatura abordada.
A análise dos resultados demonstrou que as organizações observam os princípios norteadores do ISP para sua realização utilizando-se, em sua maioria, de recursos privados não oriundos de leis de incentivo fiscal. Em relação à forma de atuação das organizações, foi possível perceber que elas atuam de forma planejada, apesar de adotarem procedimentos diferentes. Além disso, atuam de forma sistemática e buscam monitorar os projetos e avaliar os resultados, apesar da avaliação ser o processo mais deficitária do processo do investimento.
A coprodução pode ter o ISP como uma de suas possibilidades, aliando o poder econômico da iniciativa privada à capacidade de gestão do poder público, que também possui contato mais direto com a comunidade e com seus interesses. Assim, o ISP possui potencial de contribuir para a coprodução do bem público e pode ser considerado uma forma válida e eficiente de a iniciativa privada agir na esfera pública, almejando sempre o interesse público.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo, 2011.; BRUDNEY, J. L.; ENGLAND, R. E. Toward a Definition of the Coproduction Concept. Public Administration Review, 1983. DENHARDT, R. B.; DENHARDT, J. V. The new public service: Serving rather than steering. Public Administration Review, 2000; MENDONÇA, P. M. E.; SANTOS, P. S. Investimento social privado e políticas públicas de educação: interações mediadas por múltiplas lógicas institucionais. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, 2020;.WHITAKER, G. P. Coproduction: Citizen Participation in Service Delivery. Public Administration Review, 1980.