1 - Maiara de Moraes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Nelson Roberto Furquim UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
Reumo
A universidade privada brasileira em análise é uma instituição de ensino superior, com mais de trinta mil alunos m 2024. Tem estrutura administrativa robusta, e oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão, atendendo a milhares de alunos anualmente.
Possui corpo administrativo numeroso, composto por profissionais voltados à gestão acadêmica, financeira, e de suporte a alunos e professores. O ambiente competitivo e a necessidade constante de inovação demandam gestão eficiente de recursos humanos para garantir a qualidade dos serviços prestados e a satisfação de todos os stakeholders.
A ausência de compartilhamento de dados entre a Administração de Pessoal e os gestores das unidades da universidade em questão acarreta lacuna na análise e justificativa para o pagamento das horas extras. A descentralização dos dados de algumas unidades de negócios compromete a uniformidade na coleta e consolidação dos relatórios, limitando a eficiência do processo de construção das informações.
a gestão das horas extras dos colaboradores administrativos se tornou uma questão crítica, devido ao impacto direto na produtividade e nos custos operacionais.
A ausência de compartilhamento de dados entre a Administração de Pessoal e os gestores das unidades da Universidade X acarreta lacuna na análise e justifica o pagamento das horas extras. A descentralização dos dados compromete a uniformidade na coleta deles e na consolidação dos relatórios, limitando a eficiência da construção das informações.
A alta demanda por serviços administrativos eficientes e a necessidade de manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal dos colaboradores exige estratégias inovadoras e eficazes para otimização do tempo e recursos disponíveis.
Implantação de inovação incremental nos processos de gestão de horas extras na Universidade, tomando-se como base a Metodologia People Analytics. Trata-se de um conceito digital voltado à análise de dados relativos à capital humano, alinhada à estratégia de negócio da instituição, possibilitando o desenvolvimento de planos de ação por meio de um novo formato de consolidação e apresentação dos dados de horas extras em todas as unidades de negócios da universidade.
A metodologia People Analytics permite identificar padrões e causas de horas extras, possibilitando intervenções precisas e eficazes
Com a implantação da intervenção proposta e o uso da metodologia People Analytics, os resultados dos dados analisados tornam-se base para o estabelecimento de planos de ações, geradoras de valor para os alunos, no que tange ao serviço prestado por parte dos colaboradores administrativos; além de levar a uma redução sustentável na folha de pagamento da universidade, com a identificação de indicadores detratores, que apresentam oportunidades de melhorias.
A redução de horas extras diminui os erros administrativos, agilizando processos e melhorando a resposta às demandas internas e externas.
Este estudo contribui tecnologicamente e socialmente, promovendo eficiência e bem-estar no trabalho. Utilizando People Analytics e gestão de tempo, busca otimizar processos administrativos, reduzindo a necessidade de horas extras. A inovação melhora a produtividade e a qualidade de vida dos colaboradores, minimizando o desgaste físico e mental. A estratégia fomenta uma cultura organizacional saudável e sustentável, potencializando a retenção de talentos e a satisfação no trabalho.
Trata-se de um modelo replicável para outras instituições, reforçando práticas inovadoras e humanizadas.