Resumo

Título do Artigo

E-MARKETPLACE NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS: Uma revisão sistemática
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Palavras Chave

Compra Pública
Marketplace
Inovação

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - Fabricio Barbosa da Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal
2 - Hironobu Sano
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

A inovação no contexto atual se tornou imprescindível ao setor público, atraindo desta forma a atenção de acadêmico e profissionais à procura de implementar novas ideias e tecnologias que gerem valor público e proporcionem uma melhora na prestação dos serviços à sociedade (Cavalcante & Cunha, 2017; Carneiro, 2021). A inovação no setor público, assim como nos demais setores, é um contínuo processo de necessidade, capacidade e criatividade de inovação, principalmente no Brasil, o qual é permeado por serviços excessivamente burocráticos e de baixa qualidade (Castro et al., 2017).
O e-marketplace consiste em um dos modelos de e-procurement (Grande et al., 2016) e já é uma realidade predominante no setor privado. Dentro do cenário governamental brasileiro, apesar dos avanços do e-procurement no setor público e de todos os benefícios que uma plataforma como o marketplace digital pode vir a proporcionar, a adoção da inovação do e-marketplace ainda não passa de um sonho. Portanto este trabalho, apresentado em formato de uma revisão sistemática, propõe analisar como tem sido explorado a inovação de plataformas marketplace nas contratações governamentais no meio acadêmico.
O e-marketplace é reconhecido como uma inovação de sucesso e potencializadora do mercado virtual no ambiente privado. No entanto, ainda carece de mais discussões sobre sua utilização no campo da administração pública (Neto & Ferreira, 2023). Nóbrega e Torres (2020) dissertam que o marketplace digital consiste em espaços virtuais derivados dos avanços mercadológicos com claros benefícios para as partes que se relacionam nesse ambiente, sejam empresas ou cidadãos. Portanto, nada impede que a administração pública adote esse formato de contratação, pelo menos em parte de suas transações.
A coleta dos estudos foi realizada em duas etapas, em cada uma das bases de dados mencionadas. Na primeira etapa, foi utilizado o string de busca idioma português: (“marketplace”) AND ("contratação pública" OR "contrato público" OR "compras públicas" OR "compra pública" OR "compras governamentais" OR "licitação" OR "licitações"). Na segunda etapa, foi utilizado o string de busca no idioma inglês, com o seguinte string: (“marketplace”) AND ("public procurement" OR "public contract*" OR "public purchas*" OR "government* purchas*" OR "government* procurement" OR “public administration”).
Os resultados apresentados mostram que, apesar de ser um formato de contratação existente há décadas em países desenvolvidos, vários outros países em desenvolvimento só recentemente aderiram a tal formato de contratação, ou ainda estão em fase de reflexão sobre o assunto. Os dados demonstram que se trata de um estudo recente, com publicações anuais apenas a partir de 2018. Além disso, significativa parcela dos estudos publicados sobre a temática são de autores com nacionalidade de países que já adotaram um percentual de suas contratações governamentais por meio de plataformas de e-marketplace.
Cinar, E.; TROTT, P.; SIMMS, C. (2019). A systematic review of barriers to public sector innovation process. Public Management Review. 16(1). DOI: https://doi.org/10.1080/14719037.2018.1473477. De Vries, H.; Bekkers, V.; Tummers, L. (2016). Innovation in the Public Sector: A Systematic Review and Future Research Agenda. Public Administration. 94(1), p.146-166. DOI: https://doi.org/10.1111/padm.12209. OCDE. (2018). Oslo Manual: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation. 4º ed., The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities, OECD Publishing: Paris