Resumo

Título do Artigo

TURISMO E CULTURA CERVEJEIRA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA PARA POTENCIAIS DESTINOS DE TURISMO CERVEJEIRO
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Palavras Chave

Turismo Cervejeiro
Cervejas Artesanais
Revisão Sistemática

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos do Turismo e da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Lélio Galdino Rosa
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Faculdade de Turismo e Hotelaria
2 - Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade
3 - Sergio Domingos de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - ICSA
4 - Alison Sapienza de Oliveira Valladão
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Faculdade de Turismo e Hotelaria

Reumo

A cultura local se torna uma fonte valiosa para atrair turistas. Nesse contexto, a gastronomia tem um papel particularmente importante originando o “turismo gastronômico”. O turismo de bebidas (beverage tourism) como uma das subcategorias do turismo gastronômico, destacam o enoturismo, o turismo cervejeiro, de café, de chá e de whisky como modalidades desenvolvidas em diferentes destinos. O turismo cervejeiro -objeto de estudo–não seja abordado no meio acadêmico nas mesmas proporções que o enoturismo, o segmento tornou-se um dos segmentos turísticos que vem ganhando visibilidade no Brasil.
Como locais com cultura ligada à cerveja, que possuem polos cervejeiros podem se transformar e evoluir para um destino turístico cervejeiro? Este artigo objetiva, a partir de uma revisão sistemática da literatura, analisar o estado da arte em torno da temática do turismo cervejeiro e da cultura cervejeira, no intuito de desenvolver um referencial teórico para aprofundamento do conhecimento em torno do assunto a fim de nortear futuras pesquisas e, principalmente, a criação e contribuição para implementação de potenciais rotas e circuitos cervejeiros em destinos turísticos.
Este estudo fundamentou-se no conceito de Food Tourism. Para Hall & Sharples (2003); Gimenes-Minasse (2020); Getz et al., (2014); NELSON, (2005); ROSA; OLIVEIRA, (2020); Plummer (2005); BIZINELLI et al., (2013) este segmento dá ênfase às viagens experienciais para regiões gastronômicas com fins de lazer, incluindo visitas a produtores de alimentos, festivais e feiras gastronômicas, degustações de produtos alimentícios de qualidade. A cultura cervejeira, representa um elemento identitário do lugar e de sua população que faz parte das práticas e espaços de hospitalidade e do turismo.
A escolha das palavras-chaves promoveu uma reflexão adequada com o tema e objeto de estudo. Sendo: “turismo”; “cerveja”; “turismo cervejeiro” e “cultura cervejeira”, para as pesquisas em bases científicas internacionais, os Keywords: “tourism”; “beer” e “brewery”. Para o alcance do objetivo posto, a base científica escolhida para a pesquisa foi as “Publicações de Turismo”, Web of Science e a Scopus, nos quais foram utilizadas as palavras-chaves em inglês, em vista de compor trabalhos, tanto nacionais, quanto internacionais.
As análises e resultados obtidos dos trabalhos selecionados na revisão sistemática, revelam importantes contribuições dos estudos na formação de um referencial teórico e um auxílio para aqueles que desejam implantar o turismo cervejeiro nos destinos que tenham o potencial para esse segmento.
BIZINELLI, C.; MANOSSO, F. C.; GANDARA, J. M. G.; VALDUGA, V. Experiências de Turismo Cervejeiro em Curitiba, PR. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 5, n. 2, p. 349-375, 2013. GÂNDARA, J. M. G.; GIMENES, M. H. S. G.; MASCARENHAS, R. G. Reflexões sobre o Turismo Gastronômico na perspectiva da sociedade dos sonhos. In: PANOSSO NETTO, A.; ANSARAH, M. G. (Org.). Segmentação do mercado turístico – estudos, produtos e perspectivas. Barueri: Manole, 2009. GETZ, D. et al. Foodies & Food Tourism. Goodfellow Publishers: Oxford, 2014. GIMENES MINASSE, M. H. S. G. Turismo Gastronômico