Resumo

Título do Artigo

EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Educação a Distância
Ensino Superior
Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Educação a Distância, E-learning e B-Learning: pessoas, projetos e tecnologias

Autores

Nome
1 - Alexandre Rampelotto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Geneci da Silva Ribeiro Rocha
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Agronegócios - CEPAN
3 - Roberta Gonçalves Lisboa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração

Reumo

Dados oficiais divulgados pelo MEC mostram que em 2018, pela primeira vez, foi oferecido um maior número de vagas no ensino a distância (EaD), confirmando uma tendência de expansão de cursos nessa modalidade, com destaque para as áreas de negócios, administração e direito. Diante desse cenário, é esperado que também os estudos que tratam do ensino superior em Administração tenham dedicado um espaço significativo para trabalhos compreendendo essa tendência de expansão da EaD, razão pela qual é relevante compreender o estado em que se encontra o conhecimento sobre o tema.
Diante de um cenário de expressiva expansão no número de vagas no ensino superior em Administração na modalidade a distância (EaD), este artigo, por meio de uma revisão bibliométrica, tendo como elemento de investigação a análise sistemática da literatura, busca analisar o panorama da produção científica e responder à seguinte questão: as publicações científicas dos últimos dez anos acompanham a tendência de expansão da EaD no ensino superior em administração?
Estudiosos têm apresentado concepções teóricas para conceituar a EaD, geralmente com caráter descritivo, diferenciando-a do ensino convencional pela distância e utilização intensiva da tecnologia (GAUDENZI e MATTOS (2012); RIBEIRO (2014)). Essa definição é adotada pela legislação brasileira, que adiciona aspectos relacionados à qualificação, políticas de acesso e avaliação (BRASIL, 2017). Esse é, portanto, o foco deste artigo, não se confundindo EaD com as modalidades de ensino remoto emergencial adotadas para a continuidade do aprendizado durante a pandemia de Covid-19 (HODGES et al., 2020).
A análise evidenciou que o número de publicações cresceu significativamente, refletindo o incremento na oferta de vagas na modalidade EaD. Observou-se que a grande maioria dos trabalhos são publicados em coautoria, e que os periódicos com maior participação são editados na Venezuela e Reino Unido. O Brasil ocupa uma posição de destaque, situando-se entre os três países que mais publicam. A EaD não é uma novidade, porém, a discussão sobre o tema na academia cresceu mais recentemente, com abordagens concentradas na qualidade dos sistemas, sob o ponto de vista da satisfação do aluno.
Os resultados apresentados, com base nas análises bibliométricas e revisão sistemática, indicam que o tema EaD é crescente na academia nos últimos anos, sendo possível responder “sim” à questão incialmente proposta, ou seja, “as publicações científicas dos últimos dez anos acompanham a tendência de expansão da EaD no ensino superior em administração. Porém, os trabalhos concentram-se, preponderantemente, na qualidade dos sistemas, sob o ponto de vista da satisfação do aluno, sendo importante que novos estudos abordem aspectos mais amplos da EaD sob a perspectiva didático-pedagógica.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educase, 2020. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019 Brasília, 2021. MORAN, J. M. O que é Educação a Distância. Universidade de São Paulo. Disponível em: Acesso em: 23 de jul. 2021. MOORE, M.; KEARLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2007. RIBEIRO, R .A. Introdução à EaD. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.