Resumo

Título do Artigo

QUANDO A EDUCAÇÃO PRIORIZA A PRÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: A INOVAÇÃO EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇAO BÁSICA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Estudos Baseados na Prática
Competências
Inovação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
2 - Rodrigo Guimarães Motta
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - São Paulo

Reumo

A BNCC define um conjunto de aprendizagens essenciais para a Educação Básica e propõe a superação da fragmentação disciplinar do conhecimento visando estimular sua aplicação na vida real, incentivando uma educação baseada em competências. Para isso, introduziu os chamados “itinerários formativos” e, quanto à educação profissional técnica (quinto itinerário formativo), quando examinado sob a ótica do ensino e aprendizagem em administração, pode-se associar a intenção da BNCC alinhada com os Estudos Baseados na Prática (EPB), e repensar a proposta pedagógica curricular do Ensino Básico.
O objetivo é entender de que maneira é possível conceber uma educação que prioriza a prática e o desenvolvimento de competências para proporcionar uma formação significativa na construção do projeto de vida dos jovens, cuidando para não dissociar a formação técnica da intelectual. Coloca-se como questionamento: de que maneira é possível destacar a escola (espaços formais e informais), como um locus essencial da prática e do desenvolvimento de competências, permitindo sejam esses eixos articulados a favor da aprendizagem e da construção de projetos de vida significativos por parte dos alunos?
O artigo se fundamenta na epistemologia da prática, a partir dos estudos baseados na prática (GHERARDI; STRATI, 2014) que propõem que o conhecimento, a aprendizagem e o desenvolvimento de competências nas organizações, passam por uma aprendizagem calcada na prática (DURANTE, et. al., 2019, p. 3). Examina-se a BNCC (ZITZKE; PINTO, 2020) à luz do campo da Administração e coloca-se, assim, a prática enquanto lugar da aprendizagem organizacional (DURANTE et al., 2019; GHERARDI; STRATI, 2014; GHERARDI, 2000; LOHMAN, 2000; SOUZA-SILVA; DAVEL, 2007), para pensar a iniciativa da Escola Germinare.
Adota-se uma abordagem de pesquisa qualitativa com reflexões teóricas, apoiando-se no método do Estudo de Caso (CESAR, 2005) para compreender, a partir rota formadora que tem lugar com os estudantes do 2° e 3° ano do EM da Escola Germinare, de que maneira essa iniciativa permite uma articulação da prática com o desenvolvimento de competências e, ainda, se e como contribui tanto para a aprendizagem, quanto para a construção de projetos de vida significativos por parte dos alunos. A investigação da rota formadora apoia-se em três pesquisas mistas a partir de questionários do Survey Monkey.
Quanto à aprendizagem proporcionada pela rota formadora, os envolvidos enxergam nessa experiência uma oportunidade para aprendizagem a partir da prática e consideram a rota os auxilia em seu desenvolvimento, pessoal e profissional, ou seja, na construção de seus projetos de vida. Outra não é a percepção dos professores desenvolvedores. O formato da rota, que mescla aporte teórico com o prático, também é bem recebido por todos os participantes e cumpre o papel de reforçar a prática com aporte de conteúdo. Também foi ressaltada a relevância do professor desenvolvedor neste projeto pedagógico.
Explorar o formato do projeto pedagógico da Escola Germinare, a partir da percepção de seus participantes, permitiu inaugurar uma reflexão acerca de um projeto inovador no ensino básico, e lançar luz à futuras possibilidades de aplicação, que consigam caminhar no sentido da implementação de uma nova política educacional, que congrega uma educação capaz de contribuir para a formação integral do estudante. A BNCC vem com a intenção de suprir a lacuna existente no ensino formal entre a aprendizagem e o desenvolvimento de competências dos estudantes e o projeto examinado logra êxito neste sentido.
CESAR, A. M. R. V. C., 2005. CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D., 2021. DURANTE, D. G., et. al., 2019. DURANTE, D. G.; COELHO, A. C., 2020. ENGESTRÖM, R.; KÄYHKÖ, L., 2021. GHERARDI, S., 2000. GHERARDI, S.; STRATI, A., 2014. GIMENEZ, C. G., 2020. LOHMAN, M. C., 2000. OLIVEIRA, J. S. de; DAVEL, E. P. B., 2021. SOUZA-SILVA, J. C. de; DAVEL, E., 2007. YIN, R. K., 2002. ZITZKE, V. A.; PINTO, E. O. T., 2020.