Resumo

Título do Artigo

Análise estratégica dos resultados do ENADE em uma instituição de ensino superior privada
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Enade
Ensino superior
Indicadores de qualidade

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Sidney Verginio da Silva
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
2 - Alessandra Aparecida de Paula Souza
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS (UNIS-MG) - Varginha

Reumo

As instituições de ensino superior - IES - são influenciadas fortemente pela regulação federal exercida pelo Ministério da Educação, que busca, por meio de vários instrumentos, averiguar a qualidade dos cursos superiores ofertados no Brasil. Dentre estes instrumentos, destaca-se o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE. Esse estudo apresenta como uma instituição de ensino superior privada analisou os resultados do Enade, de forma a compreender seus excelentes resultados obtidos no ano de 2017, seguido por queda nos resultados anos de 2018 e 2019.
De forma a compreender o contexto da situação-problema, a intervenção e os resultados obtidos, faz-se necessário compreender como se dá a elaboração de indicadores de qualidade do ensino superior. Para isso, inicia-se este contexto apresentando o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, passando então a uma breve explicação sobre os indicadores de qualidade do ensino superior.
Trata-se do estudo dos indicadores de qualidade de uma instituição de ensino superior, localizada no estado de Minas Gerais. Com cerca de 40 cursos de graduação presenciais e à distância e cerca de 5.000 alunos no ano de 2020, essa instituição obteve, no Enade 2017, seu melhor conceito IGC de toda a história. Nos dois anos seguinte, observou-se uma queda contínua neste indicador. Assim, buscou-se identificar os motivos que levaram a essa queda nos indicadores de qualidade da IES.
Diante do cenário identificado, a intervenção proposta foi realizar a análise individual das variáveis que compõe o IGC e o CPC, buscando identificar os fatores que causaram um alto índice deste último indicador no ano de 2017. Este estudo foi necessário para identificar, de forma isolada, a variação média de cada uma das variáveis que compõe o CPC, e consequentemente, o IGC da instituição.
As análises individuais de cada um dos indicadores permitem identificar que os cursos avaliados no Enade 2016 obtiveram o melhor IDD de toda a série histórica. A IES, no Enade 2017, apresentou os melhores indicadores de corpo docente em toda sua série histórica, e como explicado, tais indicadores também possuem um peso significativo para composição do CPC, principalmente o percentual de doutores (15%). Outro fator que contribuiu muito foram as notas obtidas no Questionário do estudante no ano de 2017 - as maiores já obtidas pela IES até então.
Este trabalho busca contribuir para que as instituições de ensino superior possam olhar para o Enade como uma avaliação de suma importância para a gestão da IES, tratando o Enade como um processo estratégico. A análise realizada neste trabalho mostra um caminho a ser seguido, possibilitando que a gestão das instituições de ensino possa de fato analisar criteriosamente estes indicadores, buscando identificar os fatores que levaram a instituição e seus cursos a obterem determinado resultado, aprimorando a qualidade do ensino superior no Brasil.