Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE INFLUENCIAM A ATITUDE, DISPOSIÇÃO A PAGAR E INTENÇÃO DE COMPRA DE ALIMENTOS E PRODUTOS CARBONO NEUTRO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Carbono Neutro
Mudança Climática
Comportamento do Consumidor

Área

Agribusiness

Tema

Sustentabilidade nas Cadeias Agrícolas

Autores

Nome
1 - Marjorie Anversa Pujol Fanton
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Marketing
2 - Eduardo Eugenio Spers
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Departamento de Economia, Administração e Sociologia
3 - Hermes Moretti Ribeiro da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Faculdade de Engenharia de Bauru - FEB/Unesp

Reumo

À medida que o consumo sustentável se torna cada vez mais importante, as empresas devem entender melhor os motivadores por trás do consumo desses produtos (Chen et al., 2019). Grandes empresas brasileiras da indústria de alimentos, com atuação global, estão assumindo o compromisso de tornarem-se Carbono Zero num horizonte curto de tempo. Por meio da certificação Carne Carbono Neutro [CCN], a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, desenvolveu uma certificação e um selo para o setor agropecuário, que contribui consideravelmente nas emissões de gases de efeito estufa.
O presente estudo tem o objetivo de investigar os fatores que influenciam as atitudes e percepções do consumidor em relação a alimentos e produtos carbono neutro [PCN], lançando um olhar especificamente para a carne carbono neutro e o selo Carne Carbono Neutro desenvolvido pela Embrapa. Construtos como conhecimento, consciência ambiental, consciência ecológica, confiança são investigados como fatores que influenciam atitude, disposição a pagar e intenção de compra.
O mercado pode oferecer, por meio das empresas, soluções para reduzir as emissões de carbono, que atendem seus consumidores preocupados com os efeitos das mudanças climáticas globais (Cerri et al., 2021). Lazarus et al. (2021) examinaram 35 maiores empresas mundiais de carnes e laticínios em relação à mitigação das mudanças climáticas, sendo que duas das empresas brasileiras já anunciaram zerar suas emissões de carbono até 2040. Para informar os consumidores sobre o impacto climático de suas escolhas alimentares é por meio dos rótulos nas embalagens (Emberger-Klein & Menrad, 2018).
Pesquisa quantitativa, survey online, com questionário estruturado na plataforma Google Forms. A distribuição foi feita a partir de uma amostra de conveniência através das redes sociais. O pré-teste foi realizado com 11 pessoas e um total de 278 respostas foram obtidas. Utilizou-se escala Likert de 7 pontos, já validadas, para os 7 construtos estudados. E a técnica de análise multivariada de dados, cujas hipóteses foram avaliadas a partir da Modelagem de Equação Estrutural. Para a análise das hipóteses foi utilizado o software SmartPLS 3.3.
Observou-se que as premissas de confiabilidade e validade convergente e discriminante foram atendidas para todas as escalas e os valores de raiz quadrada do AVE, confirmam que os construtos são válidos. Os resultados da análise do modelo estrutural demonstram que 7 das 9 hipóteses foram sustentadas. O conhecimento do conceito CN e do selo CCN, consciência ambiental, consciência ecológica, confiança influenciam atitude positiva. Destes, consciência ecológica e confiança no selo também influenciam a intenção de compra de carne carbono neutro. A atitude positiva influencia a intenção de compra.
Falta informação, falta marketing, a comunicação ao consumidor e o engajamento do consumidor devem ser reforçados. Enfim, trata-se de um mercado com preocupações climáticas, porém em desenvolvimento pois nem todos estão conscientes disso, ou não sabem como agir. Aparentemente muito mais precisa ser feito, maior participação dos governos, dos consumidores e das empresas se faz necessário. Informação é crucial e políticas de conscientização são necessárias para tornar os rótulos de carbono neutro uma ferramenta eficaz para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor agroalimentar.
Birkenberg, A., Narjes, M. E., Weinmann, B., & Birner, R. (2021). The potential of carbon neutral labeling to engage coffee consumers in climate change mitigation. Journal of Cleaner Production, 278. Chen, Y., Ghosh, M., Liu, Y., & Zhao, L. (2019). Media Coverage of Climate Change and Sustainable Product Consumption: Evidence from the Hybrid Vehicle Market. Journal of Marketing Research, 56(6), 995–1011. Emberger-Klein, A., & Menrad, K. (2018). The effect of information provision on supermarket consumers’ use of and preferences for carbon labels in Germany. Journal of Cleaner Production.