Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS EM MULHERES QUE ATUAM NA ECONOMIA INFORMAL
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Palavras Chave

Mulheres Empreendedoras
Empreendedorismo Informal
Competências Empreendedoras

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Jéssica da Silva Maciel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - CCSH
2 - Luciana Davi Traverso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - CCSH
3 - Sirlei Glasenapp
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

A flexibilidade propiciada pelo trabalho autônomo favorece a obtenção de independência financeira para as mulheres, viabilizando uma melhor condição econômica às suas famílias, o que também impacta de forma positiva na autoestima e autoeficácia da mulher (Mehtap, Ozmenekse, & Caputo, 2019). Com base nesse cenário, entende-se que o desenvolvimento de competências empreendedoras é fator crucial para manutenção dos empreendimentos informais tendo em vista as circuntâncias voláteis que a economia brasileira têm apresentado.
Diante disso, a questão de pesquisa que surge é: quais são as competências empreendedoras apresentadas por mulheres que atuam na economia informal e auxiliam na manutenção de seus empreendimentos? Nesse sentido, o objetivo central deste estudo é identificar quais são as competências empreendedoras predominantes em mulheres que atuam na economia informal.
Em um estudo realizado na Malásia por Zainol e Al Mamun (2018), examinou-se o efeito das competências empreendedoras na vantagem competitiva dos empreendimentos informais. Os autores constataram que o comprometimento, a competência conceitual, a competência de organização e a de reconhecimento de oportunidade têm efeito positivo e significativo no desempenho das empresas geridas por mulheres. Conforme os pesquisadores, é necessário que se invista em políticas de desenvolvimento dessas competências no intuito de melhorar as condições socioeconômicas das famílias na região estudada.
O presente estudo foi realizado por meio de pesquisa empírica, de natureza qualitativa. Sendo orientada para os estudos dos fenômenos constituintes da realidade social humana, a abordagem qualitativa se volta ao universo das crenças, dos valores, atitudes, significados (Minayo, 2016). Para seleção dos sujeitos desta pesquisa, delimitou-se que fossem selecionadas mulheres empreendedoras que não possuíam nenhum tipo de formalização do negócio, que não fossem microempreendedoras individual (MEI) e não tivessem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
As competências de oportunidade dizem respeito a identificar oportunidades de negócios e ser ativo na busca dessas oportunidades a fim de consolidar e expandir o negócio no mercado (Man & Lau, 2000). Dessa maneira buscou-se identificar que habilidades as empreendedoras informais detinham acerca dessa competência. Quando analisadas, emergiram da fala das empreendedoras as seguintes habilidades inerentes a competência de oportunidade: proatividade, inovação, percepção da demanda, identificação das necessidades dos clientes e atração da clientela ...
Tendo em vista os aspectos observados, verificou-se que mesmo estando na economia informal as empreendedoras demonstram domínio de diversas competências empreendedoras, o que desperta inquietação para realização de estudos futuros que visem entender quais motivos fazem com que essas mulheres permaneçam na economia informal. Dessa maneira, sugere-se a aplicação deste estudo em empreendedoras informais de outros contextos e localidades.
Al-Dajani, H., & Marlow, S. (2013). Empowerment and entrepreneurship: a theoretical framework. International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research, 19(5), 503-524. https://doi.org/10.1108/IJEBR-10-2011-0138 Mehtap, S, Ozmenekse, L., & Caputo, A. (2019). “I’m a stay at home businesswoman”: an insight into informal entrepreneurship in Jordan. Journal of Entrepreneurship in Emerging Economies, 11(1), 44-65. https://doi.org/10.1108/JEEE-10-2017-0080 Sarfaraz, L., Faghih, N., & Majd, A. A. (2014). The relationship between women entrepreneurship and gender equality. Journal of Global E