Resumo

Título do Artigo

A MÍDIA DE NEGÓCIOS E O ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO SOBRE EMPREENDEDORISMO
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Mídia de negócios
Indústria do management

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Lauriene Teixeira Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - Daniela Meirelles Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Juliana de Oliveira Becheri
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
4 - Letícia Bettoni Siqueira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE - Departamento de Administração e Economia

Reumo

O empreendedor e a cultura empreendedora têm ganhado cada vez mais notoriedade e, por meio da mídia, transporta-se o mundo dos negócios e do empreendedorismo para o cotidiano das pessoas, moldando a experiência cultural (LITAU, 2019; FIGUEIREDO, 2018; ITUASSU; TONELLI, 2014). Por conseguinte, tem ocorrido uma popularização do termo empreendedorismo e uma ampliação do seu campo semântico e, pela falta de uma precisão conceitual, a palavra passou a incorporar esferas da atuação humana (TOMETICH, 2020; CASAQUI; MATIJEWITSCH; FIGUEIREDO, 2019).
Há trabalhos voltados para análise do discurso ou conteúdo sobre empreendedorismo presente na mídia de negócios. Todavia, há uma lacuna em compreender como o empreendedorismo é entendido pelos indivíduos na sociedade, visto que estes são quem consomem os conteúdos da mídia de negócios, o que abre campo para a realização deste estudo. O objetivo geral é compreender o entendimento dos estudantes de graduação em Administração de uma Universidade localizada no sul de Minas Gerais sobre empreendedorismo identificando possíveis convergências com o que é retratado pela mídia de negócios.
A mídia de negócios é relacionada com livros, revistas e jornais que abordam temas associados aos negócios e à gestão empresarial (CARVALHO; CARVALHO; BEZERRA, 2010; WOOD JR.; PAULA, 2001), mas atualmente considera-se que esta pode englobar redes sociais, websites, blogs, dentre outros veículos de comunicação (FERNANDES et al., 2020; DUARTE; MEDEIROS, 2019). Para além dos debates acadêmicos, há uma grande variedade de atividades e práticas encontradas em diferentes esferas sociais que são rotuladas com o termo empreendedorismo (DOODY; TAN CHEN; GOLDSTEIN, 2016; FLETCHER, 2006).
Realizar um estudo de natureza qualitativa e descritiva. Os sujeitos que integram a pesquisa, compõem o grupo de estudantes de graduação em Administração e, considerando o curso do qual os estudantes entrevistados fazem parte, este é o mais bem avaliado dentre as instituições federais (INEP, 2020). Como instrumento de coleta de dados optou-se pela entrevista qualitativa temática. O roteiro utilizado contou com vinte e nove perguntas. Para finalizar a coleta de dados utilizou-se o ponto de saturação. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo segundo Bardin (1977).
Na subcategoria “mídias utilizadas”, verificou-se que as mais citadas pelos entrevistados são: livros, programas de televisão, páginas em redes sociais, sites e podcasts, todavia, as redes sociais e sites são os mais citados. As convergências entre o entendimento dos estudantes e a mídia de negócios é apresentado a partir das seguintes subcategorias “Empreendedorismo para além da esfera profissional”, “Responsabilização individual”, “Reconhecimento profissional e social”, “Espírito empreendedor”, “Formação acadêmica”, “Empreendedores de referência”, “Histórias de vida”.
Ainda que os entrevistados consumam o conteúdo veiculado na mídia de negócios sobre empreendedorismo e seja possível identificar convergências entre a mídia e as falas apresentadas, os entrevistados realizam determinadas críticas com relação a esse conteúdo. Considerou-se a visão crítica dos entrevistados como um ponto divergente em relação a mídia de negócios, já que de acordo com os estudos previamente realizados, a mídia não possui conteúdos voltados para o desenvolvimento crítico dos consumidores de seus conteúdos.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 229 p. COSTA, A. M. da.; BARROS, D. F.; MARTINS, P. E. M. A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor. Cadernos Ebape.br, v. 10, n. 2, p. 357-375, 2012. WATSON, T. J. Entrepreneurship: a suitable case for sociological treatment. Sociology Compass, v. 6, n. 4, p. 306-315, 2012. WOOD JR, T.; PAULA, A. P. P. de. Pop-Management. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAD, 25, Campinas, 2001. Anais... Campinas: EnANPAD, 2001.