Resumo

Título do Artigo

A IDENTIFICAÇÃO DO IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Tecnologia de Informação e Comunicação
Educação
Inovação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - DAíLA DOS PASSOS VITORINO
FACULDADE DE INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO PAULISTA (FIAP) - UNIFEI
2 - Luiz Eugênio Veneziani Pasin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão - IEPG

Reumo

Os impactos na área da educação decorrentes da pandemia de COVID-19 são pontos que devem ser compreendidos. O cenário de crise mundial ora apresenta desafios complexos para um sistema educacional tradicional, ora é oportuno e impulsiona o mesmo sistema educacional a apropriar-se das inovações tecnológicas disponíveis, rumo a um sistema virtual e inovador.
Este estudo busca sistematizar a literatura e identificar os principais impactos que o uso da tecnologia de informação e comunicação trouxe para a educação no enfrentamento da pandemia de COVID-19.
Baseado em uma revisão integrativa da literatura, a proposta desse estudo é apontar reflexões necessárias sobre o novo cenário na educação, a fim de redefinir processos e propor novos estudos para uma sociedade pós-COVID-19. O recorte da análise da pesquisa foi no contexto do Ensino Superior e o referencial teórico encontrado revela predominância metodológica baseada em estudos de casos e apenas um estudo teórico.
Os dados levantados reforçam a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação para o avanço do setor educacional como alternativa de continuidade às atividades escolares, aborda relatos das ações de reação, gerenciamento e planejamento adotadas pelas universidades e apresenta a questão da desigualdade social, divisão digital e problemas psicológicos reforçados pela pandemia.
Diante dos artigos estudados, evidencia-se que a pandemia é uma situação inédita e controversa. Assim, as opiniões dos autores divergem entre si. Diante de tantas ameaças e oportunidades, considerando que o uso das tecnologias de informação e comunicação é crucial para a evolução da educação, percebem-se olhares voltados para as oportunidades de avanço e abordagens que trazem importantes reflexões sobre dificuldades e fragilidades do ensino on-line.
No referencial teórico foram tratados os seguintes temas: Tecnologia de Informação e Comunicação e aspectos relacionados a educação na pandemia de COVID-19.