Resumo

Título do Artigo

A Produção Científica sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência no Trabalho: uma pesquisa bibliográfica de 2010 a 2021
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão da Diversidade
Pessoas com deficiência
Inclusão de pessoas com deficiência

Área

Gestão de Pessoas

Tema

As faces da Diversidade

Autores

Nome
1 - VENANCIO FERREIRA DE OLIVEIRA
Centro Universitário Unihorizontes - MG - Belo Horizonte
2 - FERNANDA VERSIANI
Centro Universitário UNIHORIZONTES - Santo Agostinho
3 - Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo
Centro Universitário UNIHORIZONTES - SANTO AGOSTINHO

Reumo

De acordo com Neto (2020); Cavalcantia; Aramakib; Kososkib (2020) há uma estimativa de 12,7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil e deste total, aproximadamente, 486 mil possuem emprego formal no país. Este dado se mostra preocupante e ao mesmo tempo instigante para realizações de novas pesquisas que possam compreender melhor sobre a participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, principalmente em organizações do setor público que ainda é uma área pouco explorada (SANTOS et al., 2019).
A preocupação em ter pesquisas que abordam esta temática se dá pelas necessidades de disseminar o assunto tanto no âmbito acadêmico quanto organizacional e de propor novas pesquisas e reflexões sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência, em especial, nas organizações públicas. Sendo assim, objetiva-se descrever a produção científica brasileira sobre inclusão de pessoas com deficiência no trabalho no período de 2010 a junho de 2021, destacando principalmente aqueles estudos com foco no setor público, publicadas em periódicos nas bases eletrônicas Spell e Scielo.
Ao longo da história, pessoas com deficiência foram privadas de se envolverem nas mais variadas atividades cotidianas, como estudar e trabalhar e, consequentemente, tiveram restrição de participação social. Carvalho-Freitas e Marques (2009) aborda que a questão do processo de participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho começou a serem consideradas dentro das organizações, principalmente a partir da aprovação de ações afirmativas do Estado, sob a forma de leis, que tentam assegurar esse direito, como as legislações supracitadas, denominadas Lei de Cotas.
A análise dos dados foi feita a partir de cinco categorias desenvolvidas a priori, sendo: (i) publicações de artigos por ano; (ii) principais autores com publicações sobre a temática; (iii) pesquisas publicadas com foco no setor público; (iv) metodologias utilizadas nas pesquisas; (v) objetivos descritos nos artigos publicados.
Mesmo com o aumento de pesquisas sobre diversidade e sobre inclusão das pessoas com deficiência no trabalho, esta pesquisa bibliográfica mostrou que ainda há um longo caminho a percorrer visto que no período de 2010 a 2021 foram encontrados somente 28 artigos, sendo 2 com foco no setor público. Isto indica que é uma temática ainda pouco explorada, sendo necessário aumentar e aprofundar as discussões sobre a inclusão das pessoas com deficiência, visto que os discursos de inclusão ainda são generalistas nas organizações.
CARVALHO-FREITAS, M.N. Inserção e Gestão do Trabalho de Pessoas com Deficiência: um Estudo de Caso. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 13, p. 121-138, jun. 2009. CAVALCANTIA, A.; ARAMAKIB, A. L; KOSOSKIB, E. Oportunidades no mercado de trabalho: análise das vagas de emprego disponíveis para pessoas com deficiência. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. v. 28, n.1, p. 147-163, 2020. NETO S. R. S. A difícil inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Jornal da Unicamp 2020.