Resumo

Título do Artigo

Inovatividade Organizacional: validação de uma escala multidimensional para Micro e Pequenas Empresas a partir dos princípios da Gestão da Qualidade Total (TQM)
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Palavras Chave

Inovatividade
Gestão da Qualidade Total
Micro e Pequena Empresa

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Miler Franco Danjour
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Campus Natal Central
2 - Bruno Campelo Medeiros
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Campus Zona Norte
3 - Miguel Eduardo Moreno Añez
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PPGA - UFRN

Reumo

A presente pesquisa se debruça sobre inovatividade organizacional, a partir da identificação de lacunas na compreensão deste conceito no âmbito organizacional, mensurando suas dimensões e seus efeitos. A inovatividade é abordada como um aspecto desejável das organizações, uma vez que ela pode ser capaz de energizar sua probabilidade de sobrevivência e o seu sucesso contínuo. Como tal, tem sido estudada nos campos da gestão organizacional, do marketing e do empreendedorismo, sendo que esses estudos se concentraram na sua relação com orientações estratégicas de mercado e de empreendedorismo.
Problema de Pesquisa e Objetivo Nesse contexto, esta pesquisa apresenta a seguinte questão: qual o nível de validação de uma escala multidimensional para avaliar a inovatividade, a partir dos princípios da Gestão da Qualidade Total (TQM), em Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) atuantes na Região Metropolitana de Natal/RN? Sendo o objetivo geral do estudo validar uma escala multidimensional para avaliar a inovatividade, a partir dos princípios da Gestão da Qualidade Total (TQM) em Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) na Região Metropolitana de Natal/RN.
O termo inovatividade (innovativeness) está relacionado aos preditores da inovação, ou seja, as capacidades organizacionais ou as competências que uma organização tenha para introduzir inovação, o que leva a uma compreensão da inovatividade como as competências desenvolvidas pela organização em suas dimensões as quais envolvem o gerenciamento dos fluxos de conhecimentos, recursos, liderança, capacidades e estratégias empresariais, de forma a sustentar a inovação (QUANDT; BEZERRA; FERRARESI, 2015; SANTOS et al., 2018; ALANAZI, 2021).
O estudo foi conduzido por uma metodologia exploratória conduzido por meio de uma survey, aplicada com 542 MPE’s que estão sediadas na região metropolitana de Natal/RN, atuantes nos setores tradicionais da economia e que participaram do programa de extensão de Agentes Locais de Inovação (ALI) no período de 2014 a 2018. Os dados foram tratados estatisticamente pela aplicação de técnicas multivariadas, como a Análise Fatorial Exploratória e a Análise Fatorial Confirmatória através de um modelo de mensuração elaborado com base em PLS-SEM.
Esta pesquisa apresentou a elaboração e validação de um instrumento para a mensuração das dimensões da inovatividade, alicerçado teoricamente nas dimensões do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), para o qual foi elaborada e validada uma escala de mensuração que resultou na validação de 30 varíaveis observáveis para o modelo final e na formação de 5 construtos para a inovatividade. Esses resultados são diferentes das categorias identificadas na teoria de inovatividade, que indicava a formação de 7 construtos teóricos (SANTOS et al., 2018).
Este estudo foi determinante para a compreensão ampla e livre de distorções dos conceitos de inovatividade — innovativeness (QUANDT; BEZERRA; FERRARESI, 2015). Este foi operacionalizado e confirmados a partir das evidências empíricas que indicam a inovatividade como as capacidades organizacionais ou as competências que uma organização possui para introduzir inovação (ALANAZI, 2021).
ALANAZI, M. H. Towards a further step in understanding business excellence models: a comparative approach. Benchmarking: An International Journal, 2021. QUANDT, C. O.; BEZERRA, C. A.; FERRARESI, A. A. Dimensões da inovatividade organizacional e seu impacto no desempenho inovador: proposição e avaliação de um modelo. Gestão & Produção, v. 22, n. 4, p. 873-886, 2015. SANTOS, M. B. et al. Reference models and competitiveness: an empirical test of the management excellence model (MEG) in Brazilian companies. Total Quality Management & Business Excellence, v. 29, n. 3-4, p. 346-364, 2018.