Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO NO SETOR HOTELEIRO NO CONTEXTO DE CRISE DA COVID-19
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Palavras Chave

Capacidade de inovação
Inovação
Setor hoteleiro

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Antonio Edigleison Rodrigues de Brito
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC
2 - Rodrigo da Gama Pinheiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE
3 - Paulo Roberto de Freitas Braga
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA–PPAC
4 - Jose Carlos Lazaro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC

Reumo

O estudo buscou compreender como a hotelaria pode inovar para superar a crise da COVID-19, considerando que o setor foi diretamente afetado pela pandemia e que a inovação é uma alternativa para alcançar a mudança necessária para se manter competitivo. Além disso, a literatura indica a existência de inúmeros modelos de capacidade de inovação e de distintos fatores determinantes que contribuem no processo inovativo, pelo que o estudo se propõe a contribuir não apenas para o avanço da pesquisa da inovação no setor de hospitalidade, mas também para maior compreensão dos efeitos da crise pandêmica.
Em vista do contexto apresentado, chegou-se à seguinte questão de pesquisa: Como as empresas hoteleiras podem inovar para superar os impactos da pandemia da COVID-19 no turismo? Para responder à questão suscitada, definiu-se como objetivo geral: Investigar a capacidade de inovação do setor hoteleiro no contexto de COVID-19. Por conseguinte, definiu-se como objetivos específicos, identificar as possíveis inovações adotadas pelo setor hoteleiro durante a pandemia, bem como analisar os fatores que contribuem para a capacidade de inovação das empresas hoteleiras na crise pandêmica.
O referencial teórico é composto por três seções, sendo a primeira voltada para conceituação da inovação, dando-se ênfase para a tipologia de inovação no turismo proposta por Hjalager (2010), a segunda abordando a capacidade de inovação, com destaque para os seus elementos determinantes que emergem a partir dos modelos apresentados pela literatura (SILVA; PEDRON, 2019; VALLADARES; VASCONCELLOS; DI SERIO, 2014), findando com uma última dedicada aos impactos da pandemia da COVID-19 no turismo, sinalizando mudanças ocorridas no setor.
A pesquisa se classifica como qualitativa e exploratória, coletando dados primários, cujos sujeitos foram empresas hoteleiras localizadas na cidade de Fortaleza e região metropolitana, cujo critério de escolha foi a conveniência e a adesão à pesquisa. Aplicou-se o roteiro com um gestor indicado por cada organização, sendo 5 entrevistas por videoconferência via Google Meet e 1 de forma presencial, gravadas em áudio e vídeo, com tempo médio de duração de 25 minutos, respeitado o sigilo e firmado previamente termo de consentimento livre e esclarecido. Ao final, realizou-se a análise de conteúdo.
Os resultados apontam que o setor inicialmente implementou mudanças para se adaptar à pandemia, as quais possibilitaram a adoção de inovações de processo, gerenciais, de gestão e institucionais, conforme tipologia de Hjalager (2010). Foi possível, também, analisar os fatores que contribuíram para a capacidade de inovação nesse contexto, a dizer, a tecnologia, o conhecimento do cliente e do mercado e a intenção estratégica de inovar, emergindo, ainda, a existência de barreiras ao processo inovativo atinentes à limitação de recursos financeiros, falta de infraestrutura e resistência à mudança.
O artigo investigou a capacidade de inovação do setor hoteleiro no contexto de COVID-19 a partir das experiências de empresas cearenses, emergindo a relevância da inovação para superação das dificuldades decorrentes da pandemia e para se diferenciar no mercado, considerando a importância do serviço e da experiência do cliente. Mostra-se como limitação do estudo o não alcance da saturação, dada a baixa adesão dos sujeitos investigados, propondo-se como agenda futura a ampliação dos sujeitos para fins comparativos com a experiência vivenciada em outras regiões brasileiras e em outros países.
HJALAGER, A.-M. Progress in Tourism Management: a review of innovation research in tourism. Tourism Management, 2010. SILVA, E. C.; PEDRON, C. D. Elementos determinantes para a capacidade de inovação das empresas: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 7, n. 1, p. 45-63, 2019. VALLADARES, P. S. D. A.; VASCONCELLOS, M. A.; DI SERIO, L. C. Capacidade de inovação: revisão sistemática de literatura. RAC, Rio de Janeiro, v. 18, n. 5, p. 598-626, set./out., 2014.