Resumo

Título do Artigo

HOME OFFICE: implicações da cultura organizacional no envolvimento e desempenho profissional sob a perspectiva do trabalhador
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Palavras Chave

Home Office
Produtividade
Teletrabalho

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Aspectos Comportamentais e Decisórios da TI

Autores

Nome
1 - Adilson Aderito da Silva
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
2 - Alex Ryuichi Buyo
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
3 - Victor Dan Ikesaki Fukui
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
4 - LUCA GONCALVES SLIKTA
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
5 - Victor Ruba Freitas Ribeiro
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

As novas tecnologias, como a internet, SaaS (Software as a Service), Inteligência Artificial (IA), BigData Analytics e Internet das Coisas (IoT) têm impactado de forma significativa a vida das pessoas, empresas e governos ao redor do mundo. Novas oportunidades de negócios e conexões em redes têm promovido uma transformação digital e possibilitado o desenvolvimento das atividades de trabalho a distância. O estudo explora as implicações da cultura organizacional na formação da mentalidade para o teletrabalho e suas implicações no envolvimento e no desempenho profissional em atividades funcionais
Qual a relação entre a cultura organizacional, a formação da mentalidade para o trabalho em home office, o envolvimento do trabalhador e o seu desempenho profissional?
O estudo aborda a transformação digital como meio que impulsionou o teletrabalho e a importância da cultura organizacional em proporcionar a adequação do empregado ao ambiente da organização, guiar a formação de uma nova mentalidade de trabalho capaz reunir equilíbrio entre vida pessoal e profissional, promover saúde, bem-estar, comprometimento e envolvimento do trabalhador com vistas à melhoria da sua produtividade em atividades home office e aos resultados desejados pela organização
Utilizou-se a pesquisa quantitativa na análise dos dados coletados por meio de uma pesquisa survey com 197 respondentes da cidade de São Paulo que atuam como professores, empresários, diretores de empresas, gerentes, coordenadores, analistas, assistentes técnicos e estagiários. Os dados obtidos foram processados com as técnicas de estatística descritiva, regressão logística e modelagem em equações estruturais.
As análises dos resultados mostraram que o exercício das atividades de trabalho em home office impactou a vida dos respondentes tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal e que a cultura organizacional tem um papel significativo no envolvimento pessoal e na formação da mentalidade do trabalhador para manter ou elevar o seu desempenho e a produtividade no trabalho em home office. Não obstante, a pesquisa também evidenciou que os trabalhadores têm dedicado mais tempo às atividades de trabalho em home office quando comparado à modalidade presencial.
O estudo mostrou que o home office impactou positivamente a vida profissional e pessoal dos respondentes, mesmo com maior carga de trabalho. A grande maioria se mostrou satisfeita pelo bem-estar proporcionado, melhoraram o relacionamento com o cônjuge/parceiro e/ou filhos e tiveram menor desgaste em deslocamentos urbanos. Os respondentes veem de maneira positiva o hibridismo do trabalho presencial/home office após a pandemia. Constatou-se a importância da cultura organizacional no fomento da mentalidade para o teletrabalho e suas implicações no envolvimento e no desempenho profissional
BENTLEY TA, et al.The role of organisational support in teleworker wellbeing: a socio technical systems approach. Appl Ergon. 2016. 52:207-15. BLOOM, et al. Does working from home work? evidence from a chinese experiment. The Quarterly Journal of Economics (2015),165–218. QUEIMADO, D., et al.. Importância da cultura organizacional na satisfação no trabalho. Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações, v.9, p,9-30, 2019.RINGLE, C. M; DA SILVA, D.; BIDO, D. Modelagem de equações estruturais com utilização do smartpls. Revista Brasileira de Marketing, v.13, n.2, 2014, p. 56-73.