Resumo

Título do Artigo

O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE MARKETING DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo realizado no centro fashion Fortaleza
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Palavras Chave

Marketing digital
Instagram
Centro Fashion Fortaleza

Área

Marketing

Tema

Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais

Autores

Nome
1 - Jordânia de Sousa Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FACULDADE DE ECONOMIA,ADMINISTRAÇÃO,ATUÁRIA E CONTABILIDADE.
2 - Juliana Vieira Corrêa Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
3 - Márcia Zabdiele Moreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
4 - Luiz Carlos Murakami
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - departamento de administração
5 - Bruna Suerda Lima de Oliveira Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

O advento da Internet modificou muito a rotina diária das pessoas, trazendo a possibilidade de se obter informações de forma rápida, simples e instantânea. As organizações caminharam junto com a tecnologia inserindo-a em sua rotina interna, através de seus processos e produtos que foram se tornando mais eficazes e eficientes. Principalmente, com a utilização e aplicação das redes sociais é possível perceber o quanto esse fenômeno afetou a maneira com que as empresas comunicam-se com seus clientes, uma vez que potencializam as ações de comunicação com clientes e venda de serviços e produtos.
A presente pesquisa visa entender como algumas das MPE's do Centro Fashion Fortaleza utilizam o Instagram como ferramenta de marketing, cuja pergunta que norteia é: Como as MPE' s do Centro Fashion Fortaleza utilizam o Instagram como ferramenta de Marketing? E com o intuito de responder este questionamento, o trabalho tem como objetivo geral analisar como as micro e pequenas empresas do Centro Fashion se utilizam do Instagram como ferramenta de marketing.
As redes sociais são espaços que buscam conectar pessoas, para que estas compartilhem os mais diversos tipos de informações, entre os quais os comerciais. A exemplo, tem-se o Instagram, que consiste em um aplicativo para dispositivos móveis (smartphones) onde os usuários podem acessar, de qualquer local e horário, informações de indivíduos e empresas. Devido ao grande número de concorrentes no mercado atual, esta ferramenta tem sido de grande importância para as empresas, pois permite propagandas cada vez mais atuais, criativas,eficazes e capazes de atrair a atenção do público-alvo.
Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários de forma online e presencial com algumas empresas do Centro Fashion Fortaleza no período de 16 e 25 de outubro de 2019. De um total de 2.493 boxes foram obtidas 100 respostas, sendo uma representação amostral probabilística estratificada. ao instrumento de pesquisa, destas 21% das respostas da pesquisa no setor azul, seguido pelo setor amarelo com 33%, setor roxo com 29% , e setor verde com 17%. Para o tratamento dos resultados foram utilizados os recursos de gráficos da ferramenta Google Forms e o programa Microsoft Excel.
Foi identificado, que toda a amostra analisada utiliza o Instagram no marketing (100%), em sua maioria com frequência diária (71%), e a consideram uma importante ferramenta (Quanto a utilização do Marketing digital identificou se que a amostra em sua totalidade utiliza de alguma maneira a internet para realização do Marketing de sua empresa (100%) e a modalidade de ferramenta digital mais utilizada por estas empresas são as Redes sociais (80%).
Através da análise dos resultados foi evidenciado que a utilização do Instagram é motivada principalmente pelo interesse em realizar vendas, exibir produtos e relacionar-se com os clientes, constantemente as empresas acessam e atualizam a rede social, utilizando principalmente as ferramentas de postagem de fotos e vídeos e o Instagram Stories. As vendas realizadas através desta ferramenta possuem em sua maioria grande representatividade no faturamento dos negócios e as empresas estudadas consideram o Instagram uma importante ferramenta de marketing.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. Tradução:Sonia Midori Yamamoto. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012. 765 p. JUE, Arthur L.; MARR, Jackie Alcalde; KASSOTAKIS , Mary Mídias sociais nas empresas : colaboração , inovação, competitividade e resultados. 1. ed. Brasil: Evora, 2010. 256p. MAYA, Paulo Cesar da Cunha; OTERO, Walter Ruben Iriondo. A influência do consumidor na era da Internet. Revista FAE , Curitiba, v. 5, n. 1, p. 71 81, jan./abr. 2002. Disponível em: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/448/343. Acesso em: 21 ago. 2019.