Resumo

Título do Artigo

ELABORAÇÃO E USO DE PLATAFORMA PARA GESTÃO DE DADOS DE HORAS EXTRAS EM EMPRESA DE SANEAMENTO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

People Analytics
Dashboard
Decisão Orientada por Dados

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Andrea Elaine Paredes
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
2 - Alberto de Medeiros Jr
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

O texto relata o processo de identificação de fatores causadores de horas extras em uma empresa de saneamento apresentada como ComSan (nome fictício) e implementação de ferramenta de gestão de pessoas por meio de visualização de dados, uma vez que foi identificada um excesso de horas extras (HE) atribuídas por supervisores a pessoal operacional. O controle era precário feito por planilhas eletrônicas e, o relato contempla a migração dos dados para sistema para visualização.
A ComSan opera os serviços de água e esgoto para clientes residenciais, comerciais, públicos e industriais. Apesar do Saneamento ser um setor no qual dificilmente há concorrência entre empresas, devido ao alto custo de infraestrutura necessária ao fornecimento de água e coleta de esgotos, é considerado um monopólio natural. Entretanto, a promulgação da lei nº 14.026 de 15/07/2020, que atualizou o marco legal do saneamento promoveu maior abertura do setor à iniciativa privada.
A análise do problema identificou a necessidade de redução de despesas em horas extras (HE), para aumentar a lucratividade da ComSan. Pelo fato de suas áreas serem em grande quantidade e complexidade, identificou-se a necessidade do uso de ferramentas que auxiliem na identificação dos motivadores dos custos decorrentes de HE, tais como indicadores de desempenho de pessoal ou de operação e os desdobramentos da realização das HE como necessidade de retenção do conhecimento, ações trabalhistas, risco de acidente, danos à saúde do colaborador e escala de revezamento.
A proposta para a solução do problema visou a intervenção pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas, por ferramenta para análise visual dos dados que possibilitam auxiliar o gestor na administração identificar, de forma interativa, ocorrências para redução da frequência e duração das jornadas de horas extras.
O sistema foi integrado ao Sistema Integrado de Gestão SAP, permitindo agilidade na atualização dos dados. Sua capacidade de delimitar o nível de acesso, por meio de usuário e senha, tornou a segurança dos dados efetiva, atendendo à Lei Geral de Proteção dos Dados - LGPD. Na comparação entre o segundo semestre e o primeiro de 2019 houve uma redução comprovada de 14%. Lamentavelmente não foi possível a comparação de 2020 e de 2021 em decorrência da situação de exceção provocada pela Covid-19.
A aprovação da diretoria da ComSan por este método inovador e de fácil manuseio de gestão por dados foi expandida a toda empresa que ora adota a ferramenta para análise de diversos indicadores ligados à operação e à comercial. O uso da tecnologia trouxe à ComSan, por isso, a possibilidade de controle mais preciso de custos que no passado eram repassados aos usuários. Em decorrência do distanciamento social e a problemática da saúde, o monitoramento da informação permitiu uma gestão estratégica nas áreas da saúde e segurança do trabalho, propiciando ações estratégicas no auxílio ao colaborador.