Resumo

Título do Artigo

COOPERAÇÃO PARA INOVAÇÃO NO TURISMO: um estudo com agentes públicos e privados no município de Prudentópolis-PR.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Turismo
Cooperação público/privada
Inovação

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Ana Maria Kotzko
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Guarapuava

Reumo

O turismo possibilita o desenvolvimento local, pois, promove à geração de emprego e renda (Araújo & Bramwell, 1999. Levando-se em consideração que o turismo não pode ser desenvolvido em uma esfera única é necessário que haja cooperação entre agentes públicos e privados (Beni, 1999). A cooperação no turismo pode gerar inovações de produtos, processos, organizacionais e de marketing (Hall & Williams, 2008). Para evidenciar aspectos da cooperação foi investigado o município de Prudentópolis-Pr, o qual possui atrativos turísticos diversificados.
Problema de pesquisa: Quais as inovações resultantes da cooperação entre agentes públicos e privados no setor de turismo do município de Prudentópolis-PR? Objetivo: identificar e elencar as principais inovações resultantes da cooperação entre agentes públicos e privados no setor de turismo do município de Prudentópolis-PR
Dividida em duas partes, buscou-se primeiramente evidenciar aspectos da cooperação público/privada no turismo trazendo aspectos relacionados a participação do Estado como órgão regulador do turismo e para as empresas, a necessidade de cooperar ao invés de competir entre as mesmas. Como segundo tópico, denominado como a inovação no turismo, foram utilizados conceitos da inovação descritos por Schumpeter (1988), suas tipologias presentes no Manual de Oslo (OCDE, 2005) e a inserção das tipologias da inovação no turismo de forma específica por Hjalager, 2010.
Foram discutidos aspectos relacionados a inovação de produto, processos, gerencial, marketing e institucional no setor e turismo de Prudentópolis-PR. Os entrevistados foram questionados sobre a percepção de criação de novos produtos, melhoria nos serviços, novas formas de organização interna, novas abordagens de relacionamento entre organização e empresa, e desenvolvimento do setor de turismo como um todo a partir da cooperação interorganizacional instaurada no município de Prudentópolis-PR.
A inovação como resultado da cooperação pode ser percebida a partir do surgimento de novos produtos e processos, bem como inovações gerenciais, de marketing e institucionais que sejam provenientes da relação de cooperação interorganizacional estabelecida no município de Prudentópolis-PR.
Balestrin, A; Verschoore, J. R (2010). Aprendizagem e inovação no contexto das redes de cooperação entre pequenas e médias empresas. Organizações e Sociedade, Salvador, v.17, n.53, p.311-330. Beni, M. C (1999). Política e Estratégia do Desenvolvimento Regional: Planejamento Integrado e Sustentável do Turismo. Turismo em Análise, v. 10, São Paulo. Hall, C. M & Williams, A (2008). M. Tourism and innovation. London: Routledge. Hjalager, A. M (2010). A review of innovation research in tourism. Tourism Management, n. 31, p. 1-12.