Resumo

Título do Artigo

RECURSOS ESTRATÉGICOS E PRIORIDADES COMPETITIVAS: UM ESTUDO EM UMA ORGANIZAÇÃO DO SEGMENTO DE SEGURANÇA DO ESTADO DA PARAÍBA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Recursos estratégicos
Visão baseada em recursos
Prioridades competitivas

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Emelly Anne Silva de Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I - João Pessoa
2 - Cláudia Fabiana Gohr
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I João Pessoa

Reumo

A estratégia de operações considera o gerenciamento dos recursos das operações, para identificar oportunidades. Dessa forma, destaca-se a importância dos recursos (especialmente os estratégicos) para a definição e implementação dessa estratégia. Nesse contexto, este artigo tem como principal objetivo, analisar, segundo a perspectiva da visão baseada em recursos (VBR) como os recursos estratégicos podem contribuir com as prioridades competitivas de uma empresa de segurança eletrônica.
A investigação foi desenvolvida através do método de estudo de caso, realizado em uma organização de segurança privada, localizada no município de João Pessoa/PB, tendo como instrumentos de coleta dos dados: entrevista semiestruturada, análise documental e a observação participante. Foram analisados (i) a estratégia de operações (por meio das prioridades competitivas) utilizando para tanto a matriz importância desempenho proposta por Slack (1994); e, (ii) os recursos da empresa por meio do modelo VRIO (valor, raridade, inimitabilidade e organização (Barney e Hesterly, 2007).
A partir da matriz importância desempenho, verificou-se que a empresa apresentou prioridades competitivas que precisavam de ação urgente (preço) e de aprimoramento (disponibilidade de agilidade na entrega dos serviços). Além disso, a partir da aplicação do modelo VRIO, dos 09 recursos identificados, verificou-se que alguns recursos geravam uma paridade competitiva (veículos, localização) ou uma vantagem competitiva temporária (capital de giro, softwares de monitoramento e gestão).
Uma vez conhecendo e avaliando as prioridades e os recursos da empresa, foi possível analisar o grau de importância dos recursos para as prioridades, utilizando para isso uma matriz de relacionamento que adotou uma escala que variava de -2 a +2. Essa análise permitiu verificar os recursos que eram importantes para cada uma das prioridades competitivas, sendo possível apresentar algumas ações de melhoria.
A pesquisa permitiu verificar que algumas prioridades competitivas necessitavam que recursos ainda demandam de esforços para a sua melhoria. É o caso da prioridade competitiva "preço”, que necessita de uma ação urgente, mas depende de recursos que geram VC temporária (capital de giro e softwares de monitoramento e gestão).
A pesquisa relatada possui contribuição prática e social para a empresa uma vez que pode auxiliar gestores e tomadores de decisão em relação aos investimentos que são necessários para a melhoria de determinados recursos que são relevantes para prioridades competitivas extremamente importantes para os clientes e que ainda necessitam de melhorias. A pesquisa também avança na literatura de estratégia de operações, com a análise de uma área específica e pouco explorada do ponto de vista da análise estratégica.