Resumo

Título do Artigo

LOGÍSTICA REVERSA DE VIDROS: PERSPECTIVAS NA VISÃO DOS EMPRESÁRIOS DO SETOR VAREJISTA E DE CONVENIÊNCIAS
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Palavras Chave

Sustentabilidade
Vantagem competitiva
Desempenho sustentável

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - François Fabiane Trento
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - CASCAVEL
2 - PEDRO LACHOVICZ NETO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
3 - Sandra Mara Stocker Lago
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus de Cascavel
4 - Marcelo Roger Meneghatti
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus Cascavel-PR

Reumo

O objetivo desta pesquisa é compreender a percepção dos empresários sobre a logística reversa de garrafas de vidro de 750 ml a 1L
Trata-se de uma abordagem qualitativa e quantitativa, com análise exploratória e descritiva, aonde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com empresários, e aplicados questionários com perguntas estruturadas
O objeto de pesquisa foram os empresários do ramo de vendas que comercializam esse tipo de embalagem
A análise de conteúdo textual foi realizada por meio do software Iramuteq. Os resultados gerais foram derivados de triangulação de dados, e indicam que os empresários compreendem a importância da implantação da logística reversa, e que isso pode ser um diferencial competitivo para a organização, favorecendo a rastreabilidade dos produtos vendidos.
Os resultados ainda mostram que os entrevistados possuem percepção ecológica, e potencial de se tornarem consumidores ecológicos. Além disso, foi possível identificar que apesar de possuírem o pleno entendimento dos benefícios da logística reversa, os empresários não desenvolvem estratégias de mercados voltadas para a logística reversa de embalagens de vidro de 750ml a 1l, sendo o principal empecilho de sua realização a falta de estrutura, ausência de políticas públicas e de pontos de coleta.
A contribuição deste artigo é que quando se analisa a implantação de um sistema de logística reversa a visão do empresário e a consciência do consumidor devem ser levadas em consideração, incluindo seus papéis relevantes dentro do contexto. Para tal, a análise da percepção ambiental é significativamente proeminente, pois este é o ponto inicial das mudanças de hábitos.