1 - François Fabiane Trento UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - CASCAVEL
2 - PEDRO LACHOVICZ NETO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
3 - Sandra Mara Stocker Lago UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus de Cascavel
4 - Marcelo Roger Meneghatti UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus Cascavel-PR
Reumo
O objetivo desta pesquisa é compreender a percepção dos empresários sobre a logística reversa
de garrafas de vidro de 750 ml a 1L
Trata-se de uma abordagem qualitativa e quantitativa, com
análise exploratória e descritiva, aonde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com
empresários, e aplicados questionários com perguntas estruturadas
O objeto de pesquisa foram os empresários do ramo de vendas que comercializam esse tipo de embalagem
A análise de
conteúdo textual foi realizada por meio do software Iramuteq. Os resultados gerais foram
derivados de triangulação de dados, e indicam que os empresários compreendem a importância
da implantação da logística reversa, e que isso pode ser um diferencial competitivo para a
organização, favorecendo a rastreabilidade dos produtos vendidos.
Os resultados ainda
mostram que os entrevistados possuem percepção ecológica, e potencial de se tornarem
consumidores ecológicos. Além disso, foi possível identificar que apesar de possuírem o pleno
entendimento dos benefícios da logística reversa, os empresários não desenvolvem estratégias
de mercados voltadas para a logística reversa de embalagens de vidro de 750ml a 1l, sendo o
principal empecilho de sua realização a falta de estrutura, ausência de políticas públicas e de
pontos de coleta.
A contribuição deste artigo é que quando se analisa a implantação de um
sistema de logística reversa a visão do empresário e a consciência do consumidor devem ser
levadas em consideração, incluindo seus papéis relevantes dentro do contexto. Para tal, a análise
da percepção ambiental é significativamente proeminente, pois este é o ponto inicial das
mudanças de hábitos.