Resumo

Título do Artigo

TIRANIA MESQUINHA: um estudo a partir da sua manifestação de acordo com o estilo de liderança
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Tirania Mesquinha
Liderança
Estilos de Liderança

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Comportamento Humano

Autores

Nome
1 - Sílvio José do Sacramento
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Campus Higienópolis
2 - Cleverson Pereira de Almeida
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Reumo

O fenômeno tirania mesquinha ou petty tyranny manifesta-se a partir do estilo de liderança adotado pelas chefias que para alcançarem os seus objetivos usam o poder da sua posição hierárquica para forçar os subordinados a fazerem o que elas desejam. A tirania mesquinha é identificada a partir dos comportamentos tirânicos da chefia, sendo eles: a) arbitrariedade e o auto engrandecimento, b) diminuir os subordinados, c) falta de consideração, d) inflexibilidade na resolução de problemas, e) desencoraja a iniciativa, e f) punição).
O problema de pesquisa proposto é: como a tirania mesquinha tem se manifestado a partir do estilo de liderança segundo os empregados e ex-empregados de bancos no Estado de SP? Posto isto, o objetivo geral é identificar a tirania mesquinha, a partir dos estilos de liderança, segundo os empregados e ex-empregados de bancos no Estado de SP.
Autores como Zaccaro (2007) e Busse (2014) compreendem que a liderança é percebida a partir do estilo de liderança. Estilo de liderança “é o conjunto de padrões de comportamento que caracterizam uma supervisão”, sendo ela autoritária, democrática e situacional (TOLEDO, 1979, p. 72). Na pesquisa, são destacados três estilos de liderança: voltado para a tarefa, manipulador e situacional. Já a tirania mesquinha ou petty tyranny pode ser definida como “a tendência do uso do poder para dominar o outro” (ASHFORTH, 1997, p. 126).
A análise dos dados numéricos sinalizou para uma possível manifestação da tirania mesquinha que foi confirmada a partir da análise dos dados textuais, que se identificou que a tiraninha mesquinha, para os respondentes está associada principalmente ao abuso de poder, injustiça/crueldade e vontade do titular. Quanto aos comportamentos tirânicos, foram identificados seis principais temas relacionados a tais comportamentos: hierarquia, arbitrariedade, inflexibilidade, desencorajar a inciativa, diminuir os subordinados e punição.
Foi possível confirmar a hipótese de que a tirania mesquinha tem se manifestado no estilo de liderança das chefias de bancos que atuam no estado de SP. As definições de tirania, segundo os respondentes, permitiram identificar palavras ou frases relacionadas ao construto tirania mesquinha. O medo de ser demitido pela chefia (GAULEJAC, 2007), o entendimento dos subordinados de que devem aceitar as ordens da chefia (RODRIGUES; TEIXEIRA, 2008) e a importância do trabalho (BENDASSOLI, 2012) têm favorecido a tirania mesquinha, que tende a agravar e refletir a psicopatia corporativa.
ASHFORTH, Blake E. Petty Tyranny in Organizations: A Preliminary Examination of Antecedents and Consequences. Canadian Journal of Administrative Sciences, v. 14, n. 2, p. 126-140, 1997. BENDASSOLLI, Pedro F. Psicologia e trabalho apropriações e significados. São Paulo: Cengage Learning, 2012. TOLEDO, Flávio de. Dicionário de administração de recursos humanos. 1. ed. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1979, p. 72, 88. ZACCARO, Stephen J. Trait-Based Perspectives of Leadership. American Psychologist, v. 62, n. 1, p. 6-16, 2007.