Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO SOCIOAMBIENTAL DOS INVESTIDORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

investidor responsável
comportamento do investidor
SRI

Área

Finanças

Tema

Finanças Comportamentais

Autores

Nome
1 - João Victor Pereira Duarte
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - São Carlos
2 - Leticia da Silva Inácio
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - São Carlos
3 - IVETE DELAI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Engenharia de Produção

Reumo

As questões relacionadas à sustentabilidade são cada vez mais significativas no mundo atual. Nesse cenário, o sistema financeiro tem o papel de direcionar recursos para os objetivos do desenvolvimento sustentável. Concomitante, ocorre o aumento da consciência dos consumidores sobre questões ambientais e sociais, refletindo-se no comportamento dos investidores, que passaram a considerá-las em decisões de investimento.
Nesse contexto, um tema bastante relevante pouco explorado pela literatura são os fatores que levam investidores a considerar questões de sustentabilidade nas decisões de investimento. Diante disso, o presente estudo visa identificar os fatores que influenciam o investidor sustentável na sua opção por investimento de responsabilidade socioambiental. Dessa forma, configura-se a seguinte questão de pesquisa: Quais são os fatores que influenciam o comportamento socioambiental dos investidores?
Investimentos Socialmente Responsáveis são investimentos que incorporam valores éticos, religiosos, sociais e morais à tomada de decisão do investidor (Kinder, 2005). Por sua vez, Investimento Sustentável é a integração de fatores ambientais, sociais e governamentais às análises de investimento (IFC, 2011). Compreender os fatores que levam os investidores a considerar questões de sustentabilidade nas suas decisões é fundamental, mas pouco ainda se sabe sobre quais são esses fatores (Shipochka, 2013).
A revisão sistemática da literatura resultou em vinte estudos que abordam os fatores de influência no comportamento sustentável do investidor. Por meio da análise de conteúdo, os fatores identificados foram comparados às dimensões de influência no comportamento do consumidor (Diferenças Individuais e Influências do Ambiente) do modelo de Blackwell et al. (2005). Identificou-se uma ampla variedade de fatores de influência, destacando-se as características sociodemográficas dos investidores, bem como sua atitude ambiental e pró-social e sua percepção sobre investimentos sustentáveis.
A pesquisa revelou que poucos estudos buscam entender como os fatores ou características do investidor influenciam seu comportamento em relação aos investimentos sustentáveis. Além disso, observou-se um foco em países desenvolvidos, concentrando-se pouco nas regiões em desenvolvimento, como o Brasil. Os resultados mostraram aderência ao modelo de referência de Blackwell et al. (2005). Com isso, foi proposto um modelo para explicar o comportamento do consumidor socioambiental, que pode servir de referência para estudos futuros.
Blackwell, R. D., Miniard. P. W., & Engel, J. F. (2005). Comportamento do Consumidor. 9ª ed. São Paulo: Thompson. International Finance Corporation - IFC. (2011). Assessing and unlocking the value of emerging markets sustainability indices. Washington: IFC. Kinder, P. D. (2005). Socially Responsible Investing: An Evolving Concept in a Changing World. Boston: KLD Research & Analytics. Shipochka, R. (2013). Investor’s behaviour towards green investments and how Ireland invest in sustainable green energy projects - is green the new bubble (Master’s thesis), Dublin Business School, Dublin.