Resumo

Título do Artigo

Análise dos Impactos do Teletrabalho no Judiciário Potiguar no Contexto da Pandemia de COVID-19: Um Estudo no Fórum da Comarca de Parnamirim/RN
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Teletrabalho
Judiciário
Pandemia de COVID-19

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Erica Pereira da Costa
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Campus Natal Central
2 - Miler Franco Danjour
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Campus Natal Central
3 - Bruno Campelo Medeiros
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Campus Zona Norte

Reumo

As transformações socioeconômicas vividas ao longo das últimas décadas impulsionaram novos processos de reestruturação das organizações públicas, reconfigurando as relações de trabalho para que atuem de forma mais estratégica. O cenário de incerteza no âmbito do trabalho pós-pandemia e o avanço crescente da tecnologia, identifica-se como lacuna a necessidade de se verificar as implicações do teletrabalho e suas formas de aplicações no mundo do trabalho, bem como suas relações laborativas, buscando contribuir para o debate e análise do teletrabalho na administração pública brasileira.
Neste contexto, o presente estudo busca responder a seguinte questão de pesquisa: qual a percepção dos servidores acerca dos impactos do exercício laboral do judiciário potiguar na operacionalização do teletrabalho no TJRN, no âmbito do Fórum da Comarca de Parnamirim, em razão da pandemia da COVID-19? Sendo, o objetivo geral que norteia este estudo analisar a percepção dos servidores acerca dos impactos do exercício laboral do judiciário potiguar na operacionalização do teletrabalho no TJRN, no âmbito do Fórum da Comarca de Parnamirim, em razão da pandemia da COVID-19.
A modernização do aparelho e das atividades estatais marca a transformação da administração pública burocrática pela administração pública gerencial, inserindo a eficiência como princípio a ser alcançado pelas instituições governamentais. Neste contexto os gestores públicos são desafiados a criarem metodologias de práticas de trabalho que visam à racionalização das tarefas, à economicidade dos recursos e à prestação de serviços de qualidade para a sociedade, onde se desenvolve como instrumento de inovação tecnológica o teletrabalho (Silva, 2015; Filardi et al., 2020; Savic, 2020).
Esta pesquisa classifica-se quanto aos objetivos como exploratório, conduzida por uma survey de abordagem quantitativa, aplicado a 60 servidores que atuaram nesta modalidade de trabalho, e utilizando-se como método de análise dos dados a estatística descritiva, a análise fatorial exploratória e a correlação canônica.
Os resultados permitiram a identificação de oito fatores, sendo que dois fatores que explicam 77,42% das variações entre as variáveis de desvantagens do teletrabalho e 81,29% das variações das variáveis de vantagens do teletrabalho. O modelo canônico, resultou em única função com significância estatística ao nível de 1%, a qual possui capacidade explicativa de 80,86% (R2 = 0,8086) do conjunto de variáveis independentes para avaliação do teletrabalho, com destaque ao poder explicativo da estrutura domiciliar, que explicou com magnitude negativa as vantagens do teletrabalho.
O presente estudo apresar do caráter exploratório permitiu avaliar a partir da percepção dos servidores no âmbito do Fórum da Comarca de Parnamirim do TJRN, os impactos positivos e negativos do teletrabalho no contexto da pandemia de COVID-19, em seu exercício laboral. O que permite concluir que a implementação do teletrabalho, mesmo que de forma emergencial, foi percebido pelos servidores de forma positiva a partir das variáveis operacionalizadas no instrumento desta pesquisa.
Filardi, F., Castro, R. M. P., e Zanini, M. T. F. (2020). Vantagens e desvantagens do teletrabalho na administração pública: análise das experiências do Serpro e da Receita Federal. Cadernos EBAPE. BR, 18(1), 28-46. Pandini, L. S., e Pereira, E. D. S. (2020). O Teletrabalho no Contexto de Pandemia de COVID-19: A Percepção de Servidores Públicos do Judiciário Brasileiro E MPU. Caderno De Administração, 28(2), 55-81. Savic, D. (2020). Covid-19 and Work From Home: Digital Transformation of the Worforce. The Grey Journal, 16(2), 101-104.