Resumo

Título do Artigo

Fatores Influenciadores e Resultados de Projetos de Inovação aberta em uma Cooperativa de Trabalho Médico
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sustentabilidade
Inovação aberta
Resultados da Inovação aberta

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Everton Antonio Garboça
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
2 - Elizandra da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel/CCSA

Reumo

A utilização da Inovação aberta vem crescendo e sendo implementada em empresas multinacionais no contexto da hélice tripla, com a participação de empresas, universidades e instituições públicas (Chesbrough & Bogers, 2014; Ivascu, Cirjaliu & Draghici, 2016; Vieira; Fernandes, Ferreira & Peris-Ortiz, 2019; Cheah & Ho, 2020), vem sendo implementada ainda de forma tímida em pequenas e médias empresas (Hamilcar & May, 2018; Fernandes, Ferreira & Peris-Ortiz, 2019, Hero & Linfors, 2019, Jugend et al., 2020.
Este estudo teve como objetivo analisar os fatores influenciadores e os resultados gerados por projetos de Inovação aberta, desenvolvidos por uma cooperativa de trabalho médico. Diante disto, este estudo tem como motivação principal elucidar a seguinte problemática: Quais são os fatores influenciadores e os resultados gerados por projetos de Inovação aberta em uma cooperativa de trabalho médico?
No contexto atual sobre Inovação aberta, estudos demonstram que a utilização deste modelo de inovação vem crescendo e sendo implementada nos últimos anos em maior escala por empresas consideradas grandes ou multinacionais (Chesbrough & Bogers, 2014; Ivascu, Cirjaliu & Draghici, 2016; Fernandes, Ferreira & Peris-Ortiz, 2019; Cheah & Ho, 2020), e de forma menor por pequenas e médias empresas (Vieira & May, 2018; Fernandes, Ferreira & Peris-Ortiz, 2019, Hero & Linfors, 2019, Jugend et al., 2020).
Para se atingir o objetivo deste trabalho foi selecionada a abordagem qualitativa que, segundo Creswell (2007), possui características relacionadas à análise de um fenômeno que ocorre em um cenário único, onde o pesquisador realiza uma imersão e busca mais detalhes envolvendo-se com experiências reais, do que está sendo estudado, para se alcançar os objetivos propostos no trabalho. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso, no qual se reúnem informações detalhadas e sistemáticas de um fenômeno (Patton, 2002), tendo como foco a compreensão de um contexto aplicado real.
O alcance do objetivo geral deu-se por meio da descoberta da pesquisa de que os fatores influenciadores possuem em maior parte um resultado parcial em relação ao que prevê a literatura, principalmente os seguintes: setores, times, lideranças (pertencentes ao grupo da estrutura organizacional) e comunicação, processos e mecanismos de incentivo (pertencentes ao grupo de redes de relacionamento, cultura e estratégia), ocasionando desta forma o não atingimento do desempenho esperado dentro dos grupos de análise dos resultados de inovação, mercado e operacional.
Considera-se que esta pesquisa alcançou os objetivos propostos. Atendendo ao primeiro objetivo específico relacionado a descrição dos projetos, foram mapeados e descritos todos os projetos de Inovação aberta desenvolvidos pela cooperativa, identificando-se quatro grandes iniciativas: duas hackathons (realizadas em 2018 e 2019) cujo objetivo foi o de promover inovação de maneira aberta, com o intuito de resolver problemas administrativos da cooperativa, parcerias com start-ups com o objetivo de negociação direta e desenvolvimento de projetos tecnológicos, com duas start-ups parceiras.
Abualrub, R. F., & Alghamdi, M. G. (2012). The impact of leadership styles on nurses’ satisfaction and intention to stay among Saudi nurses. Journal of nursing management, 20(5), 668-678. Ale Ebrahim, N., e Bong, Y. (2017). Open innovation: A bibliometric study. International Journal of Innovation (IJI), 5(3). Álvarez-Santos, J., Miguel-Dávila, J. Á., Herrera, L., e Nieto, M. (2018). Safety management system in TQM environments. Safety science, 101, 135-143.