Resumo

Título do Artigo

Sistema de Produto-Serviço Sustentável: Construindo Resiliência na Pandemia Covid-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sistema de Produto-Serviço Sustentável
Resiliência
Pandemia Covid-19

Área

Operações

Tema

Gestão de Operações Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Dhieciane de Sousa Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria
2 - Mônica Cavalcanti Sá de Abreu
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade
3 - Domenico Ceglia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

Ao apontar as limitações do modelo linear, a pandemia covid-19 acentuou que a construção de um “novo normal” se difere do “business as usual”, onde além das organizações precisarem operar diante de um ambiente de incerteza, complexidade e surpresa, a necessidade de modelos mais sustentáveis foi ratificada nesse cenário pandêmico. A literatura aponta que os sistemas de produto-serviço sustentáveis – SPSS, estabilizam as empresas e melhoram a resiliência em comparação com as práticas comerciais tradicionais, fornecendo uma solução sustentável durante uma crise.
Como os sistemas de produtos-serviços sustentáveis podem ajudar a empresa a alcançar resiliência no cenário atual de pandemia? O gap da pesquisa se acentua ao trazer a inserção dos elementos de resiliência no sistema de produto serviços sustentáveis mediante cenário de pandemia Covid-19. Nesse quesito, o objetivo geral é analisar como os sistemas de produtos e serviços sustentáveis impulsionam a resiliência organizacional.
Os SPSS tem o objetivo de melhorar os padrões de consumo e produção e fortalecer as relações com as partes interessadas, ao mesmo tempo que oferece valor alinhado com objetivos sustentáveis. Ao corroborar as perspectivas de valor do produto-serviço, das partes interessadas e da produção sustentável com os elementos da resiliência, expressa-se a capacidade das organizações de lidar com uma calamidade e retornar ao estado inicial, promovendo ainda ações estratégicas como forma de adaptabilidade e sobrevivência, saúde e longevidade.
Foi realizado um estudo qualitativo e indutivo em uma das maiores líderes do setor têxtil da América Latina, reconhecida mundialmente pelos elevados padrões de qualidade e sustentabilidade presente na América Latina, Europa e Ásia. O artigo adotou a abordagem de estudo de caso para entender a inserção da resiliência no SPSS mediante cenário de pandemia Covid-19. Foram realizadas entrevistas em profundidade com o gerente industrial, gerente de operações e suprimentos, diretor executivo de operações, gerente de marketing, gerente corporativo TQM e Lean e gerente de qualidade total.
Os achados corroboram com a literatura ao ratificar que os SPSS estabilizam as empresas e melhoram a resiliência em comparação com as práticas comerciais tradicionais, aumentando assim a agilidade, a elasticidade e a colaboração para fornecer uma solução sustentável durante uma crise. Dentre os critérios discutidos, a colaboração com as partes interessadas, sociedade e governo, e estando em evolução constante para a sustentabilidade da empresa, dessa e das próximas gerações, foram elementos cruciais para a empresa ganhar ainda mais mercado e obter sucesso no alcance de resiliência na crise.
Este artigo demonstrou os desafios da pandemia na produção de artigos têxteis e as estratégias adotadas por uma das maiores líderes do setor têxtil da América Latina, acentuando ainda as medidas adotadas para manter a atividade fabril. Para tanto, estudou-se os sistemas de produtos e serviços sustentáveis sob a lente dos elementos de resiliência. A empresa se inseriu em todos os critérios postos para o sucesso de um SPSS no cenário pandêmico, demonstrando então resiliência ao conseguir se reinventar nesse mercado e mostrar-se apta para o novo normal.
Abreu, MCS., et al. (2020). Collaboration in achieving sustainable solutions in the textile industry. Journal of Business & Industrial Marketing. Negash, YT., et al. (2021). Sustainable product-service system hierarchical framework under uncertainties: The pharmaceutical industry in Ecuador. Journal of Cleaner Production., 294, 126188. Rapaccini, M., et al. (2020). Navigating disruptive crises through service-led growth: The impact of COVID-19 on Italian manufacturing firms. Industrial Marketing Management, 88, 225-237.