Resumo

Título do Artigo

Cooperativas: um levantamento bibliométrico da produção científica do SOBER no último triênio
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cooperativa
Agronegócio
Bibliometria, Revisão, Métodos de pesquisa

Área

Agribusiness

Tema

Cooperativas

Autores

Nome
1 - Gevair Campos
Faculdade UniBF - EAD

Reumo

Em busca do desenvolvimento econômico e social, a cooperação veem ganhando cada vez mais espaço no contexto organizacional, pois as organizações tem visto na cooperação uma maneira de se tornarem mais competitivas. Dentre as organizações colaborativas, cita-se as associações, as cooperativas, os consórcios, entre outras. O objetivo deste estude centrará em organizações cooperativas. Para Zylberstajn (2002) as cooperativas são arranjos institucionais amplamente difundidos por diferentes setores da economia, cuja característica comum é compartilhar os princípios fundamentais do cooperativismo.
A partir do exposto, da importância do cooperativismo, da importância das cooperativas, do contexto econômico e social do cooperativismo, da expressão dos congressos da SOBER, o objetivo deste estudo foi identificar as instituições e regiões que estudam atuação das cooperativas com base nas publicações nos anais da SOBER. Para tanto, buscou-se analisar a literatura científica brasileira publicada nos anais dos Congressos da SOBER, do último triênio.
A cooperativa é, um meio para que um determinado grupo de pessoas atinja objetivos específicos, por meio de um acordo voluntário para cooperação recíproca, o que podemos chamar de finalidade. Para tanto, a cooperativa atua no mercado desenvolvendo atividades de consumo, produção, crédito, prestação de serviços e comercialização para seus cooperados. A ACI estabeleceu os princípios que regem o funcionamento de toda e qualquer cooperativa no mundo, são eles: Adesão voluntária e livre; Gest. democrática; Participação econ. membros; Auton. e independência; Edu., Formação e Info.; e Intercooperação
Relacionando o estado alvo da pesquisa com a localização da universidade ou instituição que realizou a pesquisa, apenas cinco pesquisas foram realizadas fora do estado de uma das universidades ou instituições envolvidas, o que ilustra que mais de 90% dos trabalhos são desenvolvidos nos estados de localização das universidades ou instituições envolvidas. Outra contribuição do estudo, foi que as instituições que realizam estudos fora do seu estado de localização, se concentram nos estados limítrofes, pois das cinco pesquisas realizadas fora do estado de localização da universidade ou instituição
Os ramos de atuação das cooperativas mais estudados foram as cooperativas agropecuárias, com 62,96% das publicações no período; a maioria dos trabalhos são publicados no grupo de trabalho destinado as pesquisas envolvendo cooperativismo, associativismo e outras formas de ação coletiva; dos 151 autores que publicaram no período apenas 15 publicaram mais de um trabalho.
ACI - ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL. Princípios Cooperativistas. Disponível em: < http://www.ica.coop/ica/pt/ptprinciples.html >: Acesso em: 20 mar. 2021. ZYLBERSTAJN, D. Quatro estratégias fundamentais para cooperativas agrícolas. In: BRAGA, M. J.; REIS, B. S. (Org.) Agronegócio cooperativo: reestruturação e estratégias. Viçosa: UFV/DER, 2002.