Resumo

Título do Artigo

SUPERVISÃO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Competências Gerenciais
Supervisão Educacional
Educação Profissional e Tecnológica

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - André Luis da Silva
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - VERGUEIRO
2 - ALMIR MARTINS VIEIRA
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA)
3 - José Alberto Carvalho dos Santos Claro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Departamento de Ciências do Mar (BAIXADA SANTISTA) e Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas

Reumo

O contexto organizacional no qual se inserem as instituições de ensino superior demanda, no âmbito da gestão de pessoas, identificação e desenvolvimento das competências necessárias requeridas pelos profissionais em determinado contexto de trabalho.
Como se manifestam as competências gerenciais (CGs) em grupos de supervisão educacional pedagógica de instituições de ensino? O estudo tem como objetivo identificar as competências gerenciais de um grupo de supervisão educacional pedagógica numa instituição de educação profissional e tecnológica no Grande ABC paulista, de acordo com a percepção de seus integrantes.
Para o campo teórico-conceitual, foram adotadas as propostas de McClelland (1973) e Boyatzis, Goleman e Rhee (1999), que representam a corrente americana, de Le Boterf (2002) e Zarifian (2012), que pertencem à corrente francesa, e de Gonczi (1999), que é representante da corrente integradora.
Abordagem qualitativa, com interpretação do mundo real e do conhecimento apresentado pelo indivíduo. Estudo exploratório, que permite maior familiaridade com o fenômeno a ser investigado, tornando-o mais explícito. Dados foram coletados por meio de entrevista, baseada em roteiro semiestruturado cujos tópicos procuraram provocar na fala dos participantes aspectos sobre competências gerenciais, especialmente a compreensão social e as ações durante o cotidiano profissional do grupo de supervisores da IES pesquisada.
Os resultados apontam para o fato de que o principal método de desenvolvimento e aprimoramento das competências é a formação em serviço, ou seja, quando surgem novas e conhecidas demandas, como, legislações, normas e procedimentos de trabalho, o aprimoramento das CG’s dos sujeitos dar-se-ão primeiramente pelo estudo deles às novas práticas de gestão e supervisão, sendo leitura, análise e discussão dos temas. Consequentemente, a transferência da aprendizagem adquirida acontece pela “orientação”, tanto aos integrantes da equipe, como aos demais envolvidos com os objetivos da instituição.
Chegou-se à conclusão de que as CG’s se manifestam/desenvolvem no grupo de supervisores educacionais da instituição de ensino (IE). Constatou-se uma competência gerencial: o conhecimento em legislação. Na perspectiva dos entrevistados, destaca-se que eles atuam em um ambiente incerto e complexo, cujas atribuições e responsabilidades exigem aptidões, eficiência e eficácia. Este cenário exerce pressão para o aprimoramento das CG’s, colocando os indivíduos numa situação de direcionamento para o compartilhamento do conhecimento, da inovação, das práticas e processos já estabelecidos pela IE.
BOYATZIS, R. E.; GOLEMAN, D.; RHEE, K. Clustering competence in emotional intelligence: insights from the Emotional Competence Inventory. Cleveland: Case Western Reserve University, 1999. GONCZI, A. Competency-based learning: a dubious past - an assured future? In: BOUD, D.; GARRICK, J. (Orgs.), Understanding learning at work. Londres: Routledge, p. 180-194, 1999. LE BOTERF, G. Construire les competences Individuelle set collectives. Paris: Éditions d’ Organization, 2002. McCLELLAND, D. C. Testing for Competence rather than Intelligence. American Psychologist, v.1, p. 1-14, 1973.