Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE CRISE E INOVAÇÃO FRENTE À PANDEMIA COVID-19: Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino
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Palavras Chave

Inovação
Crise
Pandemia

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Camila Albuquerque Videira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Foz do Iguaçu
2 - Cecília Leão Oderich
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

O desdobramento da pandemia abarcou a economia exigindo celeridade no gerenciamento de crise, em adaptações e inovações. A educação foi um setor fortemente atingido, com precipitação, em aproximadamente um ano, de inovações esperadas ao longo, possivelmente, da próxima década. Neste contexto de crise surgem novas necessidades, tecnologias e debates, exigindo flexibilidade na gestão e a implantação de novos arranjos e modalidades. A região de Foz do Iguaçu, Paraná, onde ocorreu o estudo, tem entre os pilares da sua estrutura econômica o turismo, um dos setores mais afetados na conjuntura.
Estudos sobre os impactos da pandemia em instituições de ensino ainda são escassos, mas sinalizam questões como competências digitais exigidas, limitações de aprendizagem, novas responsabilidades no contexto familiar, bem como, os resultados pertinentes à desigualdade tecnológica. À vista disso, evidenciou-se a seguinte questão: quais os principais desafios na gestão de crise e no processo de inovação em uma instituição de ensino? O objetivo do estudo propôs analisar o caso de uma instituição de ensino privado nas questões pertinentes à gestão de crise e inovação no enfrentamento da pandemia.
Para Harari, “decisões que em tempos normais demandariam anos de deliberação são aprovadas em questão de horas. Tecnologias incipientes e até perigosas são ativadas, pois os riscos de não fazer nada são maiores” (2020, p. 18). Leadbeater (2020) aduz que a crise pode criar mudanças transformadoras, como a aceleração da digitalização, transformando radicalmente o meio em que as pessoas vivem e trabalham. Conforme Kotter “urgência e uma equipe administrativa forte são condições necessárias, porém, insuficientes para uma grande mudança" nada “é mais importante do que uma visão sensata” (2017, p.7)
Em primeira instância, a pesquisa foi definida, de acordo com seus objetivos, em descritiva e exploratória. A estratégia de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa, optando-se pela realização de um estudo de caso aplicado com foco na gestão de uma organização privada educacional no município de Foz do Iguaçu, Paraná. Foram coletadas evidências através de levantamento, visitas, observação direta, análise documental e entrevistas em profundidade, objetivando analisar os principais desafios na gestão de crise e no processo de inovação frente à pandemia COVID-19.
O período pré-pandemia marcou o surgimento de um sucedâneo de dificuldades, carecendo de medidas rápidas. O contexto pandêmico transpareceu a atuação do gerenciamento de crise para repensar certos processos administrativos e formular estratégias para ensino remoto, tendo em vista a tecnologia, a inovação, a mobilidade de competências e esforços coletivos. A gestão nas perspectivas de futuro segue com olhar otimista, no qual se evidencia um cenário de investimento na educação e a permanência de práticas inovadoras, exigindo-se, ainda, postura de adaptabilidade, flexibilidade e acolhimento.
Um dos desafios proeminentes da gestão de crise na configuração do período pandêmico foi incorporar a inovação e a tecnologia às práticas de ensino, que antes eram observadas como um campo minado. O foco compartilhado e a mobilidade de esforços coletivos originaram a escola digital em resposta à circunstância originada pela crise. O gerenciamento revelou competências da equipe de trabalho promovidas pelo protagonismo dos esforços, constituindo oportunidade enriquecedora em meio à crise. As inovações contribuíram na aprendizagem e a gestão prevê a permanência das tecnologias no ensino.
Beer, M. (2010). Gerenciando mudança e transição. (4a ed.). Rio de Janeiro: Record. Harari, Y. N. (2020). Notas sobre a pandemia e breve lições para o mundo pós-coronavírus. Companhia das Letras. Kotter, J. P. (2017). Liderando mudanças: um plano de ação do mais notável especialista em liderança dos negócios. Rio de Janeiro: Alta Books. Leadbeater, C. (2020a). Innovation and crisis: Is our fight against COVID-19 a critical juncture?. Nesta. Retrieved May 02, 2021. From: nesta.org.uk/blog/innovation-and-crisis-our-fight-against-covid-19-critical-juncture/.