Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA PÚBLICA E SUSTENTABILIDADE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Governança Pública
Sustentabilidade
Universidade

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - LEONARDO FABRIS LUGOBONI
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA (UNIB) - Docente do Mestrado em Administração
2 - Márcio Marques
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA (UNIB) - Interlagos

Reumo

A governança é é importante em qualquer organização, pois possui um conjunto de princípios e procedimentos e controles que disciplina as relações entre os diversos agentes envolvidos ou que participam de sua atividade (Ferreira, et al., 2018).Desta forma a sustentabilidade passou a ser garantida nas empresas em função da sistemática de governança no uso de práticas que promovam responsabilidade social e transparência para os gestores e à sociedade (Jo & Harjoto, 2012).
Esta pesquisa busca responder o seguinte questionamento: as práticas de governança estabelecidas pela unidade administrativa (Reitoria) influenciam na operacionalização das ações de sustentabilidade praticadas pelas unidades universitárias (Campi)? Apresenta como objetivo compreender como as práticas de governança estabelecidas pela unidade administrativa (Reitoria) influenciam na operacionalização das ações de sustentabilidade praticadas pelas unidades universitárias (Campi).
As discussões de governança resultaram na criação de mecanismos que refletem na mudança de estrutura interna das empresas (Rossetti & Andrade, 2012). Roczanski e Tomasi (2010) afirmam as IES tendem a mudar para atender os modelos que envolvem mudança na estratégia de governança voltada para resultados e no atendimento às demandas de seus stakeholders. Os estudos específicos sobre governança e sustentabilidade dentro das instituições de ensino superior permanecem escassos (Leal Filho et al., 2020).
A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso em que houve três fontes de dados: a) documentos (Plano de Desenvolvimento Institucional e o Plano de Gestão); b) Entrevistas com gestores da unidade administrativa, e c) entrevistas com gestores das unidades universitárias.
Foi possível identificar 31 ações ligadas aos mecanismos de governança. Como exemplo, pode-se mencionar “monitoração e administração de aporte de recursos orçamentários para permanência estudantil”. Também foi possível identificar 23 ações de sustentabilidade. Como exemplos pode-se apresentar: a) parceria para eficiência energética; b) internacionalização da pesquisa alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e c) programa de inclusão.
As relações entre a governança e a sustentabilidade estão mais explicitas nos documentos analisados (PDI e Plano de Gestão) do que no cotidiano dos gestores entrevistados. Verificou-se que quando a relação entre a governança e a sustentabilidade foram corroboradas pela análise documental e pelas 2 etapas das entrevistas, as ações de governança normalmente estão ligadas à transparência de informações; acordos com parceria privada; repasse de recurso financeiro, e controle e qualidade dos serviços digitais.
Farinha, C., Caeiro, S., & Azeiteiro, U. (2019). Sustainability strategies in Portuguese higher education institutions: Commitments and practices from internal insights. Sustainability, 11(11), 3227. Mahmood, Z., Kouser, R., Ali, W., & Ahmad, Z. (2018). Does corporate governance affect sustainability disclosure? A mixed methods study. Sustainability, 10(1), 207. Nawaz, W., & Koç, M. (2019). Exploring organizational sustainability: Themes, functional areas, and best practices. Sustainability, 11(16): 4307. Trakman, L. (2008). Modelling univer. governance. Higher Educ. Quarterly, 62(1-2),63-83