Resumo

Título do Artigo

Semiconscientização no curso de Administração da IES Confessional Campus Betim: análise da Formação em Administração e da Consciência Política
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Palavras Chave

Ensino em Administração
Pedagogia Crítica
Consciência Política

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Rafael Rodrigues de Castro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FAFICH
2 - Armindo dos Santos de Sousa Teodósio
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

O curso de Graduação em Administração no Brasil, desde os anos 2000, figura-se entre os dois cursos com o maior número de matrículas no país. Embora a quantidade de concluintes do curso não seja equivalente ao de ingressantes, discutir como tem se dado a formação em Administração no Brasil torna-se relevante, pois, do total de concluintes em curso superior no país, 7,94% eram do curso de Administração. A formação em Administração tem sido estudada desde o final dos anos 1960 sob diversas perspectivas teóricas, inclusive a crítica, conhecida como Ensino Crítico em Administração.
Os Estudos Organizacionais Críticos (EOC) no Brasil têm uma tradição e autonomia. Há pesquisas sobre a formação em Administração na perspectiva dos EOC, baseadas na pedagogia freireana, mas, as tais não buscaram analisar essa formação. Considerando que a educação superior brasileira visa a formação profissional e para participação no desenvolvimento da sociedade, questiona-se: ‘Como se dá a construção da consciência política das(os) discentes do Curso de Graduação da IES Confessional Campus Betim?’. Assim, analisou-se a formação em Administração e a consciência política das(os) discentes.
A Pedagogia Crítica de Paulo Freire (1997, 2005) concebe o ser humano como o ser-mais. Isso revela que o ser humano é educável, e que, por meio da educação libertadora, em que há uma relação entre educanda(o), educador(a) e o mundo, buscar-se-á através dos processos de ensino-aprendizagem a elaboração/construção/atualização do conhecimento que provoque a conscientização. Já, o Modelo Analítico para o Estudo da Consciência Política (Sandoval & Silva, 2016), combina e articula sete dimensões psicossociológicas que possibilitam a compreensão dos processos de mobilização e desmobilização política.
Este trabalho se orientou pela perspectiva crítica, sendo adotada a pesquisa qualitativa e o estudo de caso como estratégia de pesquisa. A coleta dos dados empíricos deu-se por meio de pesquisa documental sobre a trajetória do Curso de Graduação em Administração da IES Confessional Campus Betim, observação não participante em aulas, atividades pedagógicas, cursos e eventos acadêmicos, entrevistas não estruturadas com coordenador do curso e dois docentes, e entrevistas qualitativas com 13 estudantes. Esses dados foram analisados pelo método dialético-dialógico freireano.
Os resultados evidenciaram que na formação em Administração, há pequenas faíscas relacionadas ao Ensino. Todavia, devido um processo de reprodução na formação, há uma sobreposição do Ensino a Pesquisa e a Extensão, e uma dissociação entre Ensino, Pesquisa e Extensão, refletindo na sedimentação da percepção das(os) alunas(os) sobre a formação. Em relação a configuração da consciência política, há uma desmobilização concernente a Extensão, os Espaços Formativos e a participação cidadã nos lugares públicos participativos.
Evidenciou-se a operacionalização de um processo de semiconscientização da formação em Administração da IES Confessional Campus Betim, pois há alunas(os) no nível: a) da consciência intransitiva; b) na passagem da consciência intransitiva para consciência transitiva ingênua ou fanática; c) da consciência transitiva ingênua; d) na passagem da consciência transitiva ingênua para consciência crítica. Assim, embora a formação não propicie o processo de conscientização segundo Paulo Freire, a proposta atual de educação retrata seus desdobramentos, pois assumi-la implica numa assunção ético-política
Freire, P. (1997). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (3ª ed.). Paz e Terra. Freire, P. (2005). Pedagogia do oprimido (42ª ed.). Paz e Terra. Sandoval, S., & Silva, A. (2016). O modelo de análise da consciência política como contribuição para a psicologia política dos movimentos sociais. In D. Hur, F. Lacerda Júnior (Orgs.), Psicologia, políticas e movimentos sociais (pp. 25-57). Vozes.