Resumo

Título do Artigo

A GESTÃO DE RISCOS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DO SETOR DE LOGÍSTICA DE VALORES NA PANDEMIA DO COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Riscos
Supply Chain Risk Management
Logística de valores

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Rodrigo Italo Sauerwein Guglielmi
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - São Paulo

Reumo

A gestão de riscos da cadeia de suprimentos, ou Supply Chain Risk Management (SCRM), consiste em identificar as fontes de riscos e adotar estratégias para reduzir seus efeitos. O SCRM é um tópico crítico em gestão, pois interrupções podem causar grandes perdas às organizações. O setor de logística de valores, imprescindível para garantir a segurança de transações entre instituições financeiros e estabelecimentos comerciais, foi seriamente afetado pela pandemia do COVID-19, situação em que os riscos cresceram. Portanto, é preciso compreender quais são eles e como mitigá-los.
De acordo com Oliveira, Espindola e Marins (2017), as publicações sobre SCRM cresceram a uma taxa média superior a 40% ao ano, sendo, de fato, um assunto estudado com frequência recentemente. No entanto, ainda são necessários estudos sobre os efeitos da pandemia do COVID-19 (Chowdhury et al., 2021) na gestão de riscos da cadeia de suprimentos. Portanto, este ensaio tem como objetivo dissertar sobre este tema, mais especificamente no segmento de logística de valores.
O risco é um tema estudado por diversas vertentes e geralmente está associado à incerteza. No entanto, também é comum classificá-los em tipos, tais como externos, isto é, ligados ao mercado como um todo e internos, que são aqueles diretamente relacionados à própria organização. A gestão de riscos da cadeia de suprimentos (SCRM), que envolve sua avaliação e estratégias para mitigá-los, torna-se fundamental, uma vez que dificilmente eles ocorrem de forma isolada, o que pode prejudicar bastante as operações das empresas envolvidas.
As operações de logística de valores, que envolvem coleta, transporte e entrega de objetos de valor entre agências bancárias, caixas eletrônicos, joalherias e lojas de varejo em veículos seguros (BOZKAYA; SALMAN; TELCILER, 2017), foram seriamente abaladas pela pandemia. Deste modo, as empresas do setor devem focar no SCRM, identificando não apenas os riscos relacionados às próprias operações, mas também de toda a cadeia de suprimentos do segmento.
A pandemia do COVID-19 afetou profundamente diversas áreas ao redor do mundo, levando muitas empresas e indústrias a enfrentarem grandes desafios diante de um cenário de bastante incerteza. Desta maneira, é determinante para o futuro da empresa de logística de valores compreender os riscos envolvidos em suas operações e adotar estratégias de mitigação mais eficientes.
BOZKAYA, Burcin; SALMAN, F. Sibel; TELCILER, Kaan. An adaptive and diversified vehicle routing approach to reducing the security risk of cash‐in‐transit operations. Networks, v. 69, n. 3, p. 256-269, 2017. CHOWDHURY, Priyabrata et al. COVID-19 pandemic related supply chain studies: A systematic review. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, p. 102271, 2021. OLIVEIRA, Ualison Rébula de; ESPINDOLA, Luciano Souza; MARINS, Fernando Augusto Silva. Perfil de pesquisa sobre gerenciamento de riscos em cadeias de suprimentos. Gestão & Produção, v. 25, p. 671-695, 2017