Resumo

Título do Artigo

Análise de Características Individuais que influenciam o Desempenho de Graduandos na Metodologia Ativa Project-Based Learning
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ensino a Distância
Graduando
Metodologia Ativa

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Educação a Distância, E-learning e B-Learning: pessoas, projetos e tecnologias

Autores

Nome
1 - Daniel Martins Abelha
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
2 - Igor Toledo de Queiroz
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA USP PPGADM
3 - Marcela Naves Costa Ribeiro
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA
4 - Jairo Taufick
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
5 - Ana Lucia Gabas Ferreira
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola de Engenharia de Lorena (EEL)

Reumo

Com o surgimento de novas metodologias e tecnologias sendo aplicadas no ambiente educacional, tal fenômeno tem possibilitado a expansão e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem no contexto das IES. Dentre essas novas abordagens, destacam-se a metodologia ativa Project-Based Learning e o Ensino a Distância, este último tendo apresentado atualmente um aumento de matrículas em relação a modalidade presencial (INEP, 2021), e com tendência para um crescimento contínuo por conta dos efeitos do Covid-19 e das orientações de saúde pública para o isolamento social (ABED, 2021).
Dados do Censo da Educação Superior em 2019 destaca que os estudantes do EAD ainda apresentam desempenho inferior em relação aos presenciais, comprovado por meio dos resultados do ENADE (INEP, 2021). Tais achados mostram que apesar dos benefícios, o EAD apresenta desafios a serem superados. Como forma de colaborar com ações institucionais que melhorem os processos educacionais no âmbito do EAD, o estudo tem como objetivo analisar características individuais que influenciam o desempenho de graduandos da modalidade EAD em uma disciplina que aplica a metodologia ativa Project-Based Learning.
Nos últimos anos, diversas pesquisas vêm sendo desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento a fim de se conhecer melhor características individuais e variáveis determinantes que afetam o desempenho de estudantes, mediados por novas metodologias ativas e tecnologias educacionais (Lott, Freitas, Ferreira & Lott, 2018). A relevância destes estudos permitiria a construção de estratégias e políticas educacionais eficazes, corretivas e preventivas, gerando ações que aperfeiçoariam o desempenho de processos de ensino e aprendizagem no contexto do EAD em IES (Silva, Melo & Muylder, 2015).
O estudo é de abordagem quantitativa, com aplicação da técnica da regressão linear multivariada (Hair et al., 2009) e o desenvolvimento de três hipóteses como norte do trabalho. Os dados coletados foram secundários, a respeito das características dos discentes, e fornecidos pela UNIVESP. Como variável dependente foram usadas a “nota” obtida pelo aluno na disciplina investigada, chamada de “Projeto Integrador”, e como variáveis independentes foram usadas a “idade”, o “sexo”, a “região geográfica (capital ou interior)” e as “áreas de conhecimento (Exatas, Humanas, Negócios e ESG)” do estudante.
Das hipóteses propostas, a “H1: estudantes mulheres apresentam maiores notas em relação aos estudantes homens” foi validada com significância estatística e com valor de amplitude considerável, a“H2: estudantes com idade mais elevada apresentam maiores notas em relação aos estudantes com idade menos elevada” também foi validada com significância estatística, porém, com valor de amplitude diminuta, e a “H3: estudantes que residem na capital apresentam maiores notas em relação aos estudantes que não residem na capital” foi rejeitada pela falta de significância estatística na variável "capital”.
Os resultados sugerem que discentes do sexo masculino, com notas baixas em disciplinas de “Humanas” e “ESG” possuem menores notas esperadas na disciplina de PI. Já discentes do sexo feminino, com altas notas em “Humanas” e “ESG” tendem a ter melhor desempenho estimado no PI. Sugere-se investigações futuras sobre nuances da variável “idade” nos modelos educacionais atuais, e análises relacionadas a interação entre as variáveis “idade” e “áreas de conhecimento (Exatas, Humanas, Negócios e ESG)” para uma compreensão mais aprofundada do desempenho acadêmico discente por estrato de conhecimento.
Bialik, M., & Groff, J. S. (2015). Skills for the 21st century: what should students learn? Center for Curriculum Redesign, Boston, Massachusetts. Bline, D., Gainor, M., & Zheng, X. (2018). The effect of active learning activities on knowledge acquisition and knowledge application. Journal of the Academy of Business Education, v. 19, p. 118-131. Brandão, F., & Silva, B. (2017). Fatores mediadores da aprendizagem na educação a distância em Administração Pública. Revista Administração Pública & Gestão Social, 9 (4), p. 265-275.