Resumo

Título do Artigo

Reputação e Capital Social como Fatores Influenciadores no Funcionamento de uma Rede de Supermercados
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Palavras Chave

Rede de Empresas.
Reputação.
Capital Social. .

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster, Redes de Negócios e Cooperação

Autores

Nome
1 - CASSIANO DE ANDRADE FERREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras-MG
2 - Luiz Marcelo Antonialli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Ernesto Michelangelo Giglio
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis

Reumo

Com o passar dos anos o embate direto entre empresas assumiu uma nova configuração. As empresas que atuam em ramos similares/complementares cooperam entre si para se tornarem mais competitivas frente ao mercado tradicional, uma vez que isso pode ser positivo para todas as partes envolvidas. Esse período moderno de evolução foi chamado então de “era da cooperação” (BALESTRIN; VERSCHOORE, 2016). As empresas que conseguem estabelecer relações com outras empresas acessam benefícios adicionais por meio dos recursos, conhecimento e informações trazidos pelos parceiros (BROUTHERS et al., 2014).
O estudo de reputação e capital social em redes desenvolvido por esse trabalho tentou entender, paralelamente, o que Klanovicz et al. (2018, p. 50) descreveram como processos de transformações socioeconômicas vivenciadas nas últimas décadas pelas organizações, como: o aumento do fluxo de informações; a busca por tecnologia e a rapidez com que ocorrem as inovações; a expansão dos mercados globais; entre outros. Diante do exposto, o objetivo geral desta pesquisa foi: caracterizar a influência da reputação e do capital social dos associados/gestores no funcionamento de uma rede de supermercados.
A reputação tem o seu foco para as ações de um ator social (empresário/gestor) e deve ser entendido como uma representação dos esforços e resultados observados a partir da sua habilidade de gerar valor aos seus stakeholders (VLASIC; LANGER, 2012). Neste sentido, muitos estudos buscam entender como o posicionamento de uma empresa dentro de uma rede pode influenciar o seu desempenho (DYER et. al., 2018). Além disso, a teoria do capital social é utilizada frequentemente para entender as características e comportamentos sociais que envolvem os relacionamentos entre empresários (SON et al., 2016).
A presente pesquisa foi definida como de natureza qualitativa porque ela prioriza uma visão interpretativa da realidade, do ponto de vista dos indivíduos e do contexto pesquisado (SILVA et al., 2005). Trata-se de uma pesquisa descritiva porque busca descrever características e funções sociais de uma população, além de utilizar o método mais comum para a comunicação e coleta de dados junto aos elementos deste tipo de pesquisa, a entrevista (MALHOTRA, 2012). Este estudo de caso analisa uma rede composta por muitas empresas, caracterizando-se como um estudo multicasos (YIN, 2015).
Os associados/gestores que possuem boa reputação e conseguem agregar valor ao capital social do grupo são bem vistos pelos colegas, permanecem na rede e usufruem de benefícios como: realização de compras conjuntas, que implica em preços, prazos e condições especiais; interação constante com outros associados, que traz conhecimento e informações valiosas; utilização de uma estrutura eficiente, que implica na redução de custos de operação; disponibilidade de assessorias contábil, jurídica, de treinamentos, logística, etc.; melhoria da sua estrutura de governança e da sua estratégia competitiva.
Foi confirmada a proposição inicial de pesquisa de que a existência de atributos relacionados à boa reputação dos associados/gestores e o capital social existente entre eles auxiliam no bom funcionamento da rede de supermercados estudada, assim como, a ausência destes atributos pode se caracterizar como empecilho no funcionamento da rede. Apesar de se tratar de um estudo de caso, a generalização dos resultados desta pesquisa é possível porque ela abordou uma “rede típica”. Ou seja, o caso de empresários que atuam de forma interdependente para usufruir dos benefícios oferecidos por uma rede.
BALESTRIN J. A; VERSCHOORE, J. Redes de Cooperação Empresarial: Estratégias de Gestão na Nova Economia. 2ª ed. Porto Alegre: Brookman. Contabilidade, Gestão e Governança, 16(3), 3-16. 2016.; BOURDIEU, P. Le Capital Social: Notes Provisoires. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, v.3, 2-3, 1980.; VERSCHOORE, J. et. al. Concepções teóricas e verificações empíricas sobre a cooperação entre firmas no Brasil: introdução ao fórum alianças estratégicas e redes. RAM - Rev. Adm. Mackenzie, v. 15, n. 3, p. 14-20, 2014.; YIN, R. K. Estudo de Caso-: Planejamento e Métodos. Bookman editora, 2015.