Resumo

Título do Artigo

FATORES DE MORTALIDADE DE STARTUPS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO PERÍODO 2010-2020
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Palavras Chave

Startup
Mortalidade
Sucesso

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - Lorena Barbosa Portela de Moura
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Campus Três Lagoas - CPTL II
2 - Geovane Rodrigues Bonfim
Eldoradobrasil Celulose S/A - Três Lagoas
3 - Alexandre Farias Albuquerque
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Campus de Três Lagoas (CPTL)

Reumo

Parte das mudanças da sociedade tem se desenvolvido a partir das inovações tecnológicas promovidas por empreendedores, tornando o cenário empresarial cada vez mais competitivo. A inovação empreendedora é uma fonte de vantagem competitiva para os países e os empreendedores os principais responsáveis por introduzirem novos produtos, processos e modelos de negócio, irrompendo a trajetória do desenvolvimento estabelecido. A partir deste cenário, se desenvolve as Startups, empresas que visam desenvolver modelos de negócios escaláveis, mas que possuem um alto índice de mortalidade.
Devido ao alto índice de descontinuidade das startups e suas características distintas, bem como a perda social e financeira decorrente do insucesso empresarial, este estudo se propõe a investigar o seguinte problema: quais os fatores que contribuem para a mortalidade das startups? Assim, o objetivo da pesquisa é identificar os fatores que contribuem para a mortalidade das startups, pois a partir da sua identificação e análise, será possível reduzir os riscos e auxiliar os gestores na sobrevivência dessa categoria de empresas.
De forma geral, os fatores que levam uma empresa à mortalidade ou sucesso apresentam duas classificações gerais: fatores internos e externos ou fatores relacionados ao dirigente, à empresa e ao ambiente (BRUDERL; PREISENDORFER; ZIEGLER, 1992; GRAPEGGIA et al, 2008; MACHADO; ESPINHA, 2005; ROGOFF; LEE; SUH, 2004; STEN, 1998; ALBUQUERQUE et. al., 2016). Percebe-se que os fatores internos correspondem aos fatores relacionados ao dirigente e à empresa, e os fatores externos aos fatores ambientais.
Dos 17 (dezessete) fatores encontrados, os mais citados por categoria foram: aceitação do produto (3 citações), acesso a financiamento (3) e alta carga tributária (3) na categoria ambiente, características individuais (5 citações) na categoria dirigente e fatores relacionados às áreas funcionais (7 citações) na categoria empresa. Foi possível identificar por meio da análise comparativa fatores semelhantes que contribuem para o sucesso de empresas tradicionais e startups, apesar das características distintas entre elas.
A partir da análise deste tema, foi possível concluir que nenhum fator isoladamente determina o fracasso ou sucesso de uma startup, os fatores são interdependentes. Foi verificado que este tema não tem sido pesquisado de forma linear, uma vez que, o período pesquisado foi de 01/2010 a 07/2020, e este tema se tornou mais recorrente a partir de 2015, no entanto, não foi encontrado publicações em 2017, portanto, se torna um tema razoavelmente novo na literatura. O estudo tem suas limitações, representando novas oportunidades de pesquisa.
ALBUQUERQUE, A. F.; ESCRIVÃO FILHO, E; NAGANO, M. S.; TERENCE, A. C. F. Os aspectos organizacionais e a mortalidade da pequena empresa: descrição dos fatores relevantes no setor de varejo de vestuário. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, ano 14, n.3, p. 176-209, jul-set/2018. VENTURIM, G. R.; CAMARGO JÚNIOR, A. S. A importância da experiência de falha empreendedora na criação de startups. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO – SEMEAD. 23. 2020, São Paulo. Anais… São Paulo, 2020. https://login.semead.com.br/23semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=2316.