Resumo

Título do Artigo

Uma revisão sistemática de frameworks para implantação de princípios da economia circular nas organizações
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Economia circular
Método de gestão
Framework

Área

Operações

Tema

Economia Circular

Autores

Nome
1 - Alexandre Rodrigues Cajuela
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
2 - Silvia Inês Dallavalle de Pádua
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA-RP

Reumo

Há uma tendência em substituir a economia linear, baseada em extrair, produzir e descartar pela economia circular (EC), baseada em princípios como redução, reutilização, reciclagem e recuperação de materiais nos processos de produção, distribuição e consumo (Kirchherr et al., 2017). A implementação viável desses princípios nas organizações depende de repensar o gerenciamento de operações, particularmente os ciclos de vida de produtos e serviços, processos de fabricação e atividades de gerenciamento da cadeia de suprimentos (Homrich et al., 2018).
Poucos estudos privilegiam de forma específica como as empresas podem integrar princípios da EC em suas práticas de negócios, fornecendo os passos para aplicação a um modelo de negócio existente, apoiando profissionais no processo de transição de modelos lineares para modelos circulares (Lewandowski, 2016). Então, o objetivo desta pesquisa é identificar na literatura e descrever quais são os frameworks, sequência de etapas, métodos de gestão ou modelos que apresentam uma estrutura teórica e aplicação prática para implantação, transição ou desenvolvimento de princípios da EC em organizações.
Homrich et al., (2018, p. 534) definem EC como “uma estratégia que surge para se opor ao sistema aberto tradicional, visando enfrentar o desafio da escassez de recursos e disposição de resíduos em uma abordagem ganha-ganha com perspectiva econômica e de valor”. A transição da linearidade para a circularidade segue um processo, que pode ser acelerado pela adoção de frameworks ou modelos (Lewandowski, 2016). Framework e seus sinônimos referem-se a um conjunto prescritivo de coisas a fazer, enquanto modelos apresentam um conceito geral ou a relação entre elementos (Yusof & Aspinwall, 2000).
Observou-se que diversos elementos são utilizados para formar os frameworks, onde a estrutura ReSOLVE foi utilizada como princípio da EC em seis estudos, seguido de reciclar, reaproveitar e reduzir (3R’s) e a simbiose industrial. Três frameworks utilizaram os campos de ação para descrever como os princípios da EC acontecem nas organizações e um total de sete artigos apontaram que a definição e descrição do modelo de negócio da organização, destacando quatro artigos que utilizaram a estrutura ReSOLVE, são importantes capacitadores na transição para um modelo de negócio mais circular.
Os frameworks identificados e descritos neste estudo podem ser utilizados por gestores que desejam planejar a implementação de práticas mais circulares e sustentáveis dentro de seus negócios, seja para aprimorar formas de trabalho, fornecer produtos e serviços mais circulares ou redesenhar todo seu modelo de negócio e proposição de valor. Os frameworks estudados abordaram uma ampla variedade de questões e foi importante classificar, de forma específica e consolidada, um conjunto coerente de elementos utilizados em pesquisas anteriores, auxiliando na consolidação da teoria relacionada à EC.
Homrich et al. (2018). The circular economy umbrella: trends and gaps on integrating pathways. Journal of Cleaner Production, 175, 525–543. Kirchherr, et al. (2017). Conceptualizing the circular economy: an analysis of 114 definitions. Resources, Conservation and Recycling, 127, 221–232. Lewandowski, M. (2016). Designing the business models for circular economy: towards the conceptual framework. Sustainability, 8(1), 43. Yusof, S. M., & Aspinwall, E. (2000). Total quality management implementation frameworks: comparison and review. Total Quality Management, 11(3), 281–294.